Autor(es): MAURICIO BARROSO DIAS MOTA
Palavras-chave: Subjetividade, Infância, Desenvolvimento infantil, Desenhos animados, Diversidade
Defendido/Publicado em: 2021-06-23
Orientador(a): Sonielson Luciano de Sousa
Curso: Psicologia
A mídia e os desenhos animados estão presentes durante a infância da maioria das crianças, já fazendo parte do brincar e do processo de aprendizagem. O ser humano, em seu processo de desenvolvimento, é influenciado tanto pela família quanto por suas relações com o meio externo e, consequentemente, tem seu processo de formação construído ao longo do tempo com base nessas interações. A subjetividade e formação identitária do indivíduo, juntamente do seu
crescimento moral e intelectual, sofrem influência da mídia e dos desenhos animados, que fazem parte da construção presente no desenvolvimento ao longo da vida. A mídia acompanha as mudanças culturais e sociais para abordar temáticas atuais como a diversidade, feminismo e capitalismo. Desenhos contemporâneos como Steven Universe e She-Ra e as Princesas do Poder abordam essas diversas temáticas e são influenciadores no processo de desenvolvimento
infantil. Para a investigação deste trabalho, foi utilizada pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que reuniu dados científicos acerca do tema, nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. As informações quanto “subjetividade”, “desenvolvimento infantil”, “mídia”, “diversidade” e “formação identitária” foram pesquisadas em combinações, tratadas e analisadas para determinar a interligação do processo de influência
da mídia, desenhos e o desenvolvimento-formação do indivíduo. Como principais resultados observou-se que a diversidade étnica, cultural e familiar presente em desenhos animados pode contribuir na formação identitária e desenvolvimento infantil, fazendo com que a criança entre em contato com a diversidade, aprenda e a naturalize em seu cotidiano durante a vida.
MOTA, M. B. D. A DIVERSIDADE ÉTNICA E FAMILIAR EM DESENHOS ANIMADOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2278>. Acesso em: 22 nov. 2024