Autor(es): MARCOS VINICIUS MUNIZ DE OLIVEIRA
Palavras-chave: LOM, Aprendizagem, Ensino, Objetos de Aprendizagem, Zona de Desenvolvimento Proximal, Lógica, Vygotsky
Defendido/Publicado em: 2021-12-15
Orientador(a): Parcilene Fernandes de Brito
Curso: Sistemas de Informação
O presente trabalho apresenta a definição de uma estrutura de Objeto de Aprendizagem digital baseado no LOM da IEEE e que agregue os conceitos da teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky (1896 - 1934) para ser implantado em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de lógica: Logic Live. A Logic Live é uma plataforma gamificada criada com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem da disciplina de lógica. É composta por módulos que são desenvolvidos e acoplados à plataforma, cada um abrangendo parte do conteúdo da disciplina. Mas a plataforma ainda não possui um mecanismo de apoio a alunos que encontram dificuldades na resolução dos exercícios. Daí a necessidade da criação de um estrutura de OAs que ofereça suporte ao aluno em sua dificuldade para que consiga prosseguir com o plano proposto por cada módulo de ensino da Logic Live. São apresentadas pesquisas bibliográficas feitas sobre os temas abordados no trabalho, sendo eles: Lógica Formal, Zona de Desenvolvimento Proximal, Objeto de Aprendizagem, LOM e Trabalho Relacionado. Como resultado desse trabalho foi definida a estrutura OA-LogicLive e feitos exemplos de Objetos de Aprendizagem seguindo a estrutura OA-LogicLive que não foram implementados e aplicados sobre a plataforma, porém é um passo de validação da estrutura para que possa ser implementada em um trabalho futuro.
Marcos Muniz Especificação de um Objeto de Aprendizagem para o Logic Live baseado no LOM da IEEE e na Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2285>. Acesso em: 22 nov. 2024