Autor(es): PEDRO HENRIQUE SILVA RODRIGUES

Palavras-chave: Acessibilidade, jogos digitais, audiogame

Defendido/Publicado em: 2021-07-23

Orientador(a): Fernanda Pereira Gomes

Curso: Sistemas de Informação


A indústria de jogos digitais está crescendo a cada dia, devido a isso, os jogos estão se introduzindo em vários contextos como, por exemplo, no contexto da educação. No entanto, há um nicho de pessoas ficando excluídas desta evolução, que são as pessoas que possuem deficiência visual, pois estas enfrentam muitos obstáculos ao tentar utilizá-los, e muitas vezes não encontram em suas buscas jogos digitais que sejam acessíveis. Com base nisso, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional no contexto de raciocínio lógico baseado no conceito de audiogame, com o objetivo de apresentar um jogo acessível para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O referencial teórico aborda as definições sobre os conceitos principais desta pesquisa, a metodologia é composta por seções que correspondem à definição do jogo, definição do ambiente do jogo e seu fluxo de navegação, prototipagem do jogo e a implementação do jogo no conceito de audiogame. Como resultado do trabalho, foi desenvolvido o jogo chamado Tres-2b Education, um audiogame inclusivo que pode ser jogado por qualquer pessoa, no qual possui o propósito de ensinar os seus jogadores os conceitos de métodos lógicos de indução, dedução e abdução.


Como citar

RODRIGUES, P. H. S. ACESSIBILIDADE NOS JOGOS DIGITAIS COMO MEIO DE INCLUSÃO: proposta de jogo inclusivo para o contexto educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2288>. Acesso em: 22 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fernanda Pereira Gomes (Presidente)
  • Fabiano Fagundes
  • Parcilene Fernandes de Brito

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