Autor(es): GESSICA GONCALVES AGUIAR

Palavras-chave: Análise do Comportamento, Transtorno do Espectro Autista, Análise Funcional, Análise de Filme

Defendido/Publicado em: 2021-12-08

Orientador(a): Iran Johnathan Silva Oliveira

Curso: Psicologia


A presente pesquisa teve como objetivo descrever as contingências envolvidas no filme “Meu filho, Meu mundo” que favorecem o cuidado de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa básica, com objetivo metodológico exploratório, abordagem qualitativa, procedimento pesquisa documental e o tratamento dos dados de modo descritiva explicativa. Buscou-se entender e compreender as contingências presente do filme “Meu filho, Meu mundo”, através da análise funcional do comportamento autista. Foi verificado que a resposta diante dos eventos que Raun era exposto, eram comportamentos estereotipados e repetitivos. Por conta disso os pais de Raun percebem a relação de causa e efeito do comportamento repetitivo dele em ambiente com muitas distrações. Depois de várias semanas de treinamento e exposição a novos estímulos Raun começa a dar sinais de melhora. Na última cena analisada Raun volta ao comportamento padrão típico do TEA, contudo seus pais não desistem de recomeçar os trabalhos, a fim de alcançar Raun novamente. Em um dia todos percebem que Raun retornará ao comportamento de melhora e com muita alegria abraçam o menino e dizem como o amam. Durante a análise do filme é perceptível como a família de Raun tenta lhe auxiliar em seu desenvolvimento e em possibilitar novos repertórios comportamentais, através do reforço positivo, retiram do ambiente estímulos aversivos que limitavam e traziam desconforto a ele. Por fim, é relevante dizer que trabalhar o comportamento autista de forma precoce é uma das muitas alternativas para cuidar e tratar pessoas com TEA. Potencializando repertórios de habilidades sociais expressivos e diminuir repertórios inadequados.


Como citar

AGUIAR, G. G. “MEU FILHO, MEU MUNDO”: ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS COM TEA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2296>. Acesso em: 18 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Iran Johnathan Silva Oliveira (Presidente)
  • LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA
  • Ruth do Prado Cabral

Arquivos (download)