Autor(es): MARINA CLARA BORGES SEVERINO
Palavras-chave: Ator. Personagem., Identificação., Psicologia Analítica., Método Stanislávski., Sociedade do Espetáculo.
Defendido/Publicado em: 2020-11-08
Orientador(a): SONIELSON LUCIANO DE SOUSA
Curso: Psicologia
Há uma crescente discussão no contexto midiático sobre como a interpretação de um
personagem cinematográfico ultrapassa as fronteiras profissionais e ressoa na vida do ator.
A pesquisa tem como objetivo identificar as consequências psíquicas geradas no processo de
hiperidentificação dos atores com papéis cinematográficos, possuindo a Psicologia Analítica
como norteadora na investigação dos processos psíquicos apresentados na relação
estabelecida entre ator e personagem. A pesquisa também conta com o apoio da teoria de
Stanislávski sobre a construção do personagem, e de Guy Debord sobre a sociedade do
espetáculo. Para investigar o objeto, optou-se pela abordagem qualitativa em uma pesquisa
documental, com reportagens originárias de sites especializados em cinema publicada entre
os anos de 2015 a 2020. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo, cujos resultados
apontam para a falta de delimitações claras entre a subjetividade do ator e o personagem
interpretado, impactando-o de diferentes formas e níveis.
SEVERINO, M. C. B. A HIPERIDENTIFICAÇÃO DOS ATORES COM PAPÉIS CINEMATOGRÁFICOS: um olhar Analítico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2328>. Acesso em: 23 dez. 2024