Autor(es): DIANA PEREIRA DE MEDEIROS

Palavras-chave:

Defendido/Publicado em: 2021-02-22

Orientador(a): Dalton Cardozo Bracarense

Curso: Engenharia Civil


A atividade de se tratar as águas residuárias, promove a redução de poluentes nos esgotos domésticas, bem como nos mananciais que os recebem. Porém mesmo promovendo a redução das cargas poluidoras, esta alternativa de tratamento origina um subproduto, denominado biossólido. O mesmo é rico em matéria orgânica e também exige um tratamento e uma destinação final adequada. A disposição de resíduos sólidos em aterros sanitários é uma das grandes preocupações das concessionárias de tratamento de esgoto, pois além de ser um problema ambiental, por sobrecarregar esses espaços, também é causadora de uma elevada despesa, quando avaliados os custos com transporte e disposição final desse material.
Com base em literaturas especializadas e estudos práticos realizados em outras pesquisas, este trabalho sugeriu o estudo preliminar da viabilidade de implantação de estufa solar de secagem do lodo produzido na Estação de tratamento de Esgoto – ETE Norte da cidade de Palmas – TO.
O principal enfoque da avaliação foi o desempenho desse tipo de tecnologia para secagem do lodo originado nas etapas de tratamento de esgoto da estação, bem como as condições apropriadas de uso, do material seco, isso considerando o alcance dos padrões de qualidade para esse subproduto, de acordo com as literaturas especializadas e legislações vigentes.
Para elaboração do projeto foram levantadas algumas informações à cerca da unidade de tratamento, como: vazão de projeto, população atendida, área livre disponível, volume diário de lodo produzido. Após o levantamento foram realizados orçamentos dos materiais necessários para construção da estufa solar de secagem do lodo produzido, para alimentação da planilha orçamentária do projeto.
A implantação de estufas solares de secagem de lodo produzido em estações de tratamento de efluentes, atualmente é a alternativa mais viável levando em consideração o custo benefício.Palavras-chave: Lodo de esgoto, estufa solar de secagem, custo.


Como citar

MEDEIROS. Diana P, ESTUDO PRELIMINAR DA VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE ESTUFA SOLAR PARA SECAGEM DE LODO PRODUZIDO EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO: ESTUDO DE CASO PARA ETE NORTE EM PALMAS - TO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2332>. Acesso em: 07 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Dalton Cardozo Bracarense (Presidente)
  • Giulliano Guimarães Silva
  • Kenia Parente Lopes Mendonça

Arquivos (download)