Autor(es): MICHELE ALVES SOARES COSTA

Palavras-chave: Estilo Parental., Prática Parental., Parentalidade., Fator de Risco., Comportamentos Disfuncionais.

Defendido/Publicado em: 2020-12-07

Orientador(a): Izabela Almeida Querido

Curso: Psicologia


Cada estilo e prática educativa parental podem estar associadas a um impacto
positivo ou negativo no desenvolvimento do filho, podendo se constituir em fator de
proteção ou de risco. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi levantar a
relação existente entre os estilos e práticas educativas parentais associadas ao
surgimento, desenvolvimento e manutenção de possíveis comportamentos
disfuncionais dos filhos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de parte da
literatura brasileira, de caráter exploratório e natureza quali-quantitativa, por meio de
busca de pesquisas científicas publicadas nos últimos cinco anos nas bases de dados
BVS-Psi, SciELO e PePSIC, utilizando-se a combinação dos descritores “Práticas
educativas parentais” e “Estilos parentais”. Os estudos demostram que estilos e
práticas educativas negativas apresentam forte influência sobre comportamentos
disfuncionais, dentre eles ansiedade, comportamentos externalizantes e
internalizantes, dependência de internet, uso de drogas, gravidez na adolescência,
cumprimento de medidas socioeducativas, indecisão na escolha profissional, dentre
outros.


Como citar

Costa, M. A. S. ESTILOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E SUA RELAÇÃO COM COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2333>. Acesso em: 28 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Izabela Almeida Querido (Presidente)
  • CRISTINA D ORNELAS FILIPAKIS SOUZA
  • Iran Johnathan Silva Oliveira

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