Autor(es): MONICA NEVES MARTINS

Palavras-chave: trabalho, Professores, Escola Pública, Saúde Mental.

Defendido/Publicado em: 2020-12-08

Orientador(a): LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA

Curso: Psicologia


A saúde do professor é um tema que tem crescente interesse, já que é uma profissão apontada
como uma das mais estressantes. Analisa-se, nesta pesquisa, as repercussões do trabalho na
saúde mental de professores de escola pública no Tocantins. Foi realizada uma pesquisa
aplicada, de natureza qualitativa, de caráter descritivo. Os participantes foram selecionados
por conveniência, sendo todos os professores de ensino médio e com disponibilidade e
interesse em participar da pesquisa. Foi utilizada como estratégia de coleta de dados o
questionário Protocolo de Avaliação de Riscos Psicossociais no Trabalho – PROART
(FACAS, 2015, cujos objetivos foram de investigar as características da organização do
trabalho, avaliar os estilos de gestão, levantar os riscos de sofrimento patogênico no trabalho,
identificar os danos físicos, sociais e psicológicos decorrentes do trabalho. Na escala de
organização do trabalho, o resultado positivo demonstra um ambiente que promove aos
trabalhadores um espaço de satisfação em exercer o seu trabalho, gerando uma condição
emocional agradável nos professores, análise que a pessoa forma sobre seu trabalho e
possibilitando a satisfação dos valores significativos no trabalho. Na escala de estilos de
gestão, o estilo gerencialista é pouco característico do contexto analisado, já o estilo
coletivista correspondeu ao padrão predominante. Os resultados indicam que os riscos
psicossociais do trabalho dos professores estão relacionados ao sofrimento patogênico no
trabalho e danos físicos, sociais e psicológicos, com risco médio em ambos, demandando
ações de curto e médio prazo. Verifica-se então, que há um descompasso entre os resultados
positivos da escala 1 e 2 quando confrontados com as escalas 3 e 4. Dessa forma, é necessário
pensar em soluções para amenizar os riscos indicados, pois eles podem causar dificuldades
nas condições exigidas do trabalho.


Como citar

MARTINS, M. N. REPERCUSSÕES DO TRABALHO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA NO TOCANTINS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2334>. Acesso em: 17 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA (Presidente)
  • Ruth do Padro Cabral
  • THAIS MOURA MONTEIRO

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