Autor(es): PATRICIA SAMILLA ABREU SILVA
Palavras-chave: Emoções primárias., Crianças. Psicoeducação.
Defendido/Publicado em: 2020-11-26
Orientador(a): Ana letícia Covre Odorizzi Marquezan
Curso: Psicologia
O conhecimento e gerenciamento das emoções é um tema que vem sendo bastante discutido
pelos pesquisadores. Acredita-se que estudar o conhecimento sobre emoções com crianças
desde cedo, pode fazer diferença no decorrer do seu crescimento, no seu modo de vivenciar as
circunstâncias que lhe forem propostas. Para isto é necessário desenvolver uma psicoeducação
para auxiliá-los neste processo. O presente estudo teve como objetivo geral analisar os
impactos de uma psicoeducação das emoções primárias tais como: raiva, tristeza, medo e
alegria com crianças em uma escola particular de Palmas- TO. Para tal fim, realizou-se uma
pesquisa aplicada em campo, com o objetivo metodológico exploratório, natureza/abordagem
quali-quantitava e procedimento pré-experimental, com uma população composta por 4
crianças. No intuito de alcançar o objetivo geral, foram realizadas uma avaliação do
conhecimento que as crianças possuíam a respeito das emoções primárias, a psicoeducação e
por último a reaplicação do questionário inicial. Na apresentação dos resultados dos
questionários, foram criadas tabelas com a análise quantitativa dos dados. Esta dividiu-se em
três eixos principais compreendendo as emoções, reconhecimento de potencialidades e
controle das emoções, reconhecendo as emoções nos outros. Observou-se com os resultados
obtidos tanto qualitativamente quanto quantitativamente que apesar das crianças possuírem
um conhecimento prévio a respeito das emoções, a psicoeducação fez diferença nos resultados
apresentando melhora, apenas uma criança não apresentou uma evolução nestas condições
metodológicas.
SILVA, P. S. A. UMA ANÁLISE SOBRE A PSICOEDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES PRIMÁRIAS COM CRIANÇAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2337>. Acesso em: 23 dez. 2024