Autor(es): RAFAELA LAMEIRA DA SILVA

Palavras-chave: Saúde Mental, Professores, Riscos Psicossociais, Educação Básica.

Defendido/Publicado em: 2020-12-14

Orientador(a): Izabela Almeida Querido

Curso: Psicologia


Esta pesquisa se propôs a conhecer os riscos psicossociais que afetam a saúde mental de
professores que lecionam em turmas do ensino fundamental. Ensinar é uma tarefa que pode
se tornar muito estressante e resultar em implicações evidentes na saúde física, mental e no
desempenho profissional dos professores (REIS et al, 2006). Aspectos como a realidade
vivenciada pelos professores na escola, bem como as características organizacionais da
instituição devem ser considerados neste processo. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica
utilizando como instrumento metodológico a revisão narrativa. Sendo assim, abordou-se
aspectos históricos, conceituais, legais, teóricos e interventivos sobre o profissional professor
e sua saúde mental. A história da educação no Brasil contribuiu significantemente para o
sistema educacional atual; desde à colonização pode ser observado o interesse político
exercendo poder predominante sobre a educação, produzindo consequências, por vezes
catastróficas, no decorrer na história. Atualmente o Sistema Educacional Brasileiro tem sua
responsabilidade funcional distribuída entre a União, os estados e os municípios. Como
contribuição ao trabalho, também se fez referência à Política Nacional de Saúde do
Trabalhador e da Trabalhadora, já que esta objetiva promoção e proteção à saúde do
trabalhador e redução de danos advindos do trabalho; baseado nesta política, foram expostas
a estrutura organizacional e as ações de saúde do trabalhador no estado do Tocantins. Deste
modo, coube discorrer sobre saúde mental, trabalho e sofrimento do professor, entendendo o
trabalho como fonte de prazer e sofrimento deste profissional. E que, por consequente, ações
de enfrentamento, intervenções, devem ser pensadas e praticadas para proporcionar e/ou
manter a saúde mental dos professores.


Como citar

SILVA, R. L. RISCOS PSICOSSOCIAIS EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2020. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2339>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Izabela Almeida Querido (Presidente)
  • LAURIANE DOS SANTOS MOREIRA
  • THAIS MOURA MONTEIRO

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