Autor(es): ANTONIO HENRIQUE MATILDES CARVALHO

Palavras-chave: Substâncias psicoestimulantes, universitários, Aprimoramento cognitivo

Defendido/Publicado em: 2016-06-27

Orientador(a): Áurea Welter

Curso: Farmácia


Diante das dificuldades encontradas no decorrer da vida acadêmica os estudantes dos cursos da área de ciências da saúde podem buscar no consumo de substâncias psicoestimulantes aprimoramento cognitivo, aumento no tempo de vigília e melhores resultados nos estudos. Porém nem sempre esses estudantes conhecem os riscos causados por essa prática. O estudo teve como objetivo avaliar o uso de substâncias psicoestimulantes entre universitários do Centro Universitário Luterano de Palmas – TO no período de fevereiro a junho de 2016, e correlacionar o perfil dos estudantes usuários quanto à prática da automedicação, forma de aquisição, indicação, qualidade do sono e concentração. Os estudantes dos cursos de farmácia, enfermagem, biomedicina e fisioterapia foram convidados e aos que concordaram participar da pesquisa assinaram o TCLE e posteriormente responderam questionário com dezoito questões estruturadas abordando o tema do estudo. Dos 273 estudantes universitários entrevistados 76,9% são mulheres e 23,1% homens, 75,1% entre 18-29 anos e 24,9% de 30-59 anos. Frente os participantes, 80,6% são usuários de substâncias psicoestimulantes, no qual o café foi o mais consumido entre os universitários, seguido do metilfenidato, guaraná e bebidas energéticas, na maioria das vezes sem orientação profissional. Em 80,9% dos casos os estudantes relataram ter obtido os efeitos esperados e 25,4% terem apresentado algum efeito colateral. De todos os estudantes matriculados no 9º período 92,3% dos casos são usuários de psicoestimulantes. Portanto, é evidente o consumo dessas substâncias de forma que esses estudantes estão expostos a danos relacionados com efeitos colaterais e distúrbios no ciclo de sono e vigília. Com o estudo concluído, foi observado a importância de alertar os universitários do Ceulp/Ulbra quanto ao uso indiscriminado e abusivo de algumas substâncias psicoestimulantes.


Como citar

Carvalho HENRIQUE Perfil do uso de substâncias psicoestimulantes entre universitários para melhoria do desempenho acadêmico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/242>. Acesso em: 30 abr. 2024

Banca (avaliadores)

  • Emília Jacinto Trindade (Presidente)
  • Walkíria Régis de Medeiros (Presidente)

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