Autor(es): FABYANNE DA SILVA PROPERCIO

Palavras-chave: métodos, Qualidade de Vida, Tratamento, Autismo, Terapia aquática, TEA

Defendido/Publicado em: 2019-06-21

Orientador(a): Luciana Furtado Gonçalves

Curso: Fisioterapia


O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem complexa marcada por perturbações do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma tríade de deficiência nas áreas de socialização, comportamento e comunicação envolvendo também alterações motoras e sensoriais. Há muitas discussões acerca das principais formas de oferecer um tratamento eficaz a estes indivíduos. A metodologia deste estudo é revisão bibliográfica de referências publicadas na língua portuguesa e espanhola entre os anos de 2010 e 2019 a partir de uma busca nas bibliotecas virtuais como PUBMED, MEDLINE, Google acadêmico e SciELO, realizando-se a seleção de maneira independente e com base nos critérios de elegibilidade da revisão, teve como objetivo analisar a influência das terapias aquáticas(TAQ) nos aspectos físicos, funcionais e sociais da criança com TEA, buscando compreender de que forma esse tratamento pode auxiliar no seu desenvolvimento, apontando quais os seus principais métodos utilizados e as precauções ou contraindicações. Como principais resultados destacam-se a melhoria nos aspectos motores e funcionais, a destreza e a facilitação de movimentos dentro da água, a construção de afeto sendo favorável a socialização, e que é necessária a continuidade do tratamento durante o desenvolvimento da criança com TEA. As principais atividades aquáticas abordadas nos estudos analisados foram à natação\psicomotora, terapia ocupacional no meio aquático, método Halliwick e atividades lúdicas. Como considerações finais ressaltamos que apesar de poucos, alguns estudos já comprovam o uso das TAQ como uma das principais formas de obter um melhor desenvolvimento físico, funcional e social dos pacientes com TEA; Há uma escassez de estudos de fisioterapia aquática embora tenha sido relatada a importância dessa atuação em atenção à crianças com TEA.


Como citar

PROPERCIO, F. S. A influência das terapias aquáticas nos aspectos físicos, funcionais e sociais da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2019. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/2503>. Acesso em: 22 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Luciana Furtado Gonçalves

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