Autor(es): Haroldo Fernando Fritsch

Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais, Inteligência Artificial, Jogos de Estratégia em Tempo Real, Jogo Starcraft, Algoritmo Backpropagation

Defendido/Publicado em: 2016-02-01

Orientador(a): Jackson Gomes de Souza

Curso: Sistemas de Informação


Atualmente os jogos de computadores são muito populares e deram origem a uma indústria
bilionária. Um dos marcos que permitiu esse avanço foi o emprego da Inteligência Artificial,
que forneceu mais realismo e imersão aos jogos. No contexto acadêmico, os jogos eletrônicos
se apresentam como uma excelente plataforma de testes e validação de novos métodos e
algoritmos de Inteligência Artificial, em especial o gênero de jogos de estratégia em tempo
real, que fornece inúmeros desafios como estratégia de coleta e alocação de recursos. Este
trabalho apresenta um método de aprendizagem supervisionada através de uma Rede Neural
Artificial com utilização do algoritmo backpropagation para um NPC sobre o ambiente do
jogo Starcraft.


Como citar

FRITSCH, H. F. UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA CONTROLAR UM AGENTE EM UM JOGO DE ESTRATÉGIA EM TEMPO REAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/322>. Acesso em: 20 maio. 2024

Banca (avaliadores)

  • Edeilson Milhomem da Silva
  • Parcilene Fernandes de Brito

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