Autor(es): LUCAS MORENO DE ARAUJO
Palavras-chave: LOM, Ant System, sequências de estudo
Defendido/Publicado em: 2012-01-01
Orientador(a): Fabiano Fagundes
Curso: Sistemas de Informação
O objetivo geral deste trabalho é propiciar a definição de sequências de estudo a partir de um conjunto de objetos de aprendizagem descritos por metadados, levando-se em consideração as características do usuário que está utilizando tais recursos. As principais tecnologias envolvidas nesse contexto são: LOM – Learning Object Metadata, fornecendo a estrutura de metadados para a descrição do domínio e o Ant System, algoritmo da Inteligência Artificial baseado no comportamento das formigas para a definição de caminhos. Após o estudo dessas tecnologias, foi desenvolvido um algoritmo, que recebeu o nome de AntStudy. Após o desenvolvimento, foi criado um exemplo contendo usuários e objetos de aprendizagem fictícios, para mostrar o funcionamento do algoritmo. Nesse exemplo, constatou-se que a quantidade de feromônio decrescia rapidamente, portanto, seria necessário balancear o incremento ou evaporação do feromônio no grafo, para possibilitar a utilização do algoritmo em um ambiente real. Os resultados indicaram que é possível utilizar a técnica do Ant System para o estabelecimento de sequências de estudo.
ARAUJO, L. M. Definição de sequências de estudo com base no ant system e em informações presentes em objetos de aprendizagem . 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2012. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/34>. Acesso em: 23 dez. 2024