Autor(es): FERNANDA TAVARES DUAILIBE VERLANGIENI
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Resíduos sólidos, Sustentabilidade urbana
Defendido/Publicado em: 2022-12-16
Orientador(a): Fernanda Brito de Abreu
Curso: Arquitetura e Urbanismo
DUAILIBE, Fernanda. ASCAMARES-Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2022.
O presente trabalho aborda um tema socioambiental local. Tendo como proposta desenvolver um novo projeto para Cooperativa de resíduos sólidos, onde será proposto para os trabalhadores que atuam na limpeza da cidade, mais qualidade de vida e segurança. Partindo da premissa da má gestão dos materiais secos no Brasil e no mundo nota-se o desperdício do mesmo que poderia ser utilizado para benefício social através do incentivo e do apoio às associações e cooperativas dos catadores, que atuam na área da limpeza urbana mesmo sem infraestrutura ou apoio municipal. Conotando essa problemática na gestão sustentável do município de Palmas/TO a futura obra vem a somar com o plano sustentável da cidade, para isso estudou-se conceitos e sua funcionalidade em empresas, associações e cooperativas. Para o desenvolvimento do futuro projeto arquitetônico foi realizada uma entrevista local em 2021 com a associação de reciclagem Ascamares, estudos dos benefícios do desenvolvimento sustentável para a comunidade, topografia do lote e técnicas construtivas projetuais que pudessem se conectar com a ideia do futuro projeto. O galpão empresarial será uma obra contemporânea e tecnológica, utilizando em sua composição exterior fachadas assimétricas e no interior geometrias mais simétricas, dividindo os ambientes com sofisticação e elementos naturais. Através da análise do lote e suas diretrizes primárias será estabelecido a composição dos ambientes, a fim de oferecer desenvolvimento e conforto nas etapas da reciclagem desde a coleta até a entrega final, o que é bem diferente da atual situação da associação que se encontra em grande dificuldade em atuar na limpeza urbana da capital por falta de planejamento arquitetônico do espaço em que eles trabalham, colaboração social e investimento. Com a futura construção o quesito sócio educacional será incentivado através de um circuito que mostra todo o processo do material seco realizado pela cooperativa, onde crianças, adultos e idosos possam ver, se certificar da destinação do seus resíduos sólidos descartados corretamente, aprender sobre as etapas que passa os materiais e sua logística, o benefício que isso gera para a natureza e para o nosso aterro sanitário, e interagir através da atitude cidadã de pertencer e atuar no município em coletivo. Após juntar os dados, obtêm-se a solução arquitetônica proposta no trabalho, a fim de incentivar a coleta seletiva na capital e diminuir a segregação social através do emprego e da dignidade que o futuro projeto irá oferecer aos trabalhadores.
ASCAMARES Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2022. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3697>. Acesso em: 22 nov. 2024