Autor(es): CAMILA CONCEICAO NEGREIRO

Palavras-chave: Educação para a Saúde, Metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Equipe

Defendido/Publicado em: 2021-11-26

Orientador(a): Luís Fernando Castagnino Sesti

Curso: Biomedicina


A aprendizagem dos alunos da educação superior em saúde foi afetada pelo distanciamento
imposto pela pandemia da Covid-19. Revelando a necessidade de estratégias de ensino a
distância que comporte o ensino teórico juntamente com a aplicação prática dos conteúdos
estudados. Para isso, o aluno deve se reconhecer como o protagonista de sua aprendizagem na
academia, sendo capaz de resolver problemas e trabalhar em equipe. Este estudo tem por
objetivo analisar a eficácia prática da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em
Equipes no ensino remoto de Introdução a Biomedicina em turma de Biomedicina no
CEULP/ULBRA. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, com natureza qualitativa, na
perspectiva de um estudo de caso. A amostra foi composta pelos discentes matriculados no
segundo semestre de 2021, na matéria Introdução a Biomedicina do curso de Biomedicina, em
Palmas-TO. Foi proposto a aplicação do método através de plataforma online, com uso de
roteiro de aula. Por fim, houve uma avaliação de forma a compor o sistema de coleta de dados
para averiguar a eficácia da metodologia em alcançar os objetivos propostos pela matéria de
Introdução a Biomedicina.


Como citar

APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: aplicação no ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2021. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3706>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • LUIS FERNANDO ALBARELLO GELLEN
  • Luís Fernando Castagnino Sesti
  • Marcos Rodrigues Cintra

Arquivos (download)