Autor(es): CAROLINNE BRITO DA SILVA
Palavras-chave: efeitos adversos, Estética, Botox, Procedimento estético
Defendido/Publicado em: 2023-06-19
Orientador(a): Vinicius Gonçalves Lopes
Curso: Biomedicina
Na última década os procedimentos estéticos faciais e corporais tornaram-se bastante comuns entre várias áreas de prestação de serviços a saúde, estética corporal e embelezamento humano, um número crescente de pacientes vem buscando procedimentos menos invasivos sendo um dos tratamentos a toxina botulínica. A toxina botulínica inibe a livre ação exocitótica da acetilcolina nos terminais nervosos motores, levando a uma diminuição da contração muscular, mas também na ação sobre outros neurotransmissores. A TB é constantemente utilizada em casos de hiperidrose, correção de sorriso gengival, melhora na cicatrização da pele. Apesar de ser um procedimento simples e seguro, pode estar associada a alguns eventos adversos que podem ser classificados em leves ou severas. O trabalho tem como metodologia a abordagem descritiva e qualitativa, revisão de literatura em artigos publicados entre os anos e 2017 a 2023 nas plataformas Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Podemos assegurar que os riscos em relação ao uso são leves e passageiros, e as reações adversas podem ser evitadas seguindo os protocolos, as normas e indicações, respeitando as doses a serem aplicadas profissional possuir experiência e conhecimento da anatomia facial e corporal.
Este trabalho se justifica por abordar as intercorrências da Toxina Botulínica nos procedimentos estéticos, e diante do cenário atual, torna-se relevante informações a cerca deste assunto.
CAROLLINE BRITO DA SILVA INTERCORRÊNCIAS DA TOXINA BOTULÍNICA PARA FINS ESTÉTICOS: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2023. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3729>. Acesso em: 22 nov. 2024