Autor(es): DAIRA BARROS RODRIGUES
Palavras-chave: intervenção, Mal-estar, Níveis de estresse, Cortisol salivar
Defendido/Publicado em: 2023-06-22
Orientador(a): Luis Fernando Castagnino Sesti
Curso: Biomedicina
O mal-estar dos professores é uma preocupação crescente no campo da educação. Os educadores enfrentam uma série de desafios que podem afetar negativamente seu bem-estar físico e emocional. Estudos têm demonstrado que o mal-estar docente está associado a altos níveis de estresse, esgotamento emocional, baixa autoestima profissional e até mesmo ao abandono da profissão. Diferentes instrumentos metodológicos têm sido utilizados para o estudo do estresse. Tradicionalmente, por meio de formulários, e, nas últimas décadas, pesquisadores têm utilizado marcadores biológicos salivares para mensurar os níveis de estresse em seus estudos. O presente estudo tem como objetivo avaliar o estresse dos professores do ensino médio público, de ambos os sexos, por meio da dosagem de cortisol salivar, fornecendo contribuições significativas para a compreensão dos fatores relacionados ao estresse e para o desenvolvimento de estratégias de apoio e intervenção direcionadas aos professores. A pesquisa foi caracterizada como um estudo observacional transversal, os níveis de cortisol salivar foram avaliados usando-se um ensaio imunoenzimático (EIA), por meio do kit DBC (Diagnostics Biochem Canada Incorporation) para determinação quantitativa. Participaram da pesquisa, 28 professores sendo 7 (25%) do sexo masculino e 21 mulheres (75%). Os resultados obtidos das concentrações de cortisol salivar, indica que todos os participantes apresentam níveis de cortisol acima do limite superior normal. Ressalta-se que as amostras que ultrapassaram a linearidade do teste foram diluídas em 1/4 e repetidas, garantindo a precisão das medições.
Daira Barros Rodrigues Dosagem de Cortisol Salivar em Docentes do ensino médio público. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2023. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3735>. Acesso em: 23 dez. 2024