Autor(es): ADAN CAMPOS DINIZ
Palavras-chave: meio ambiente, Jogo Digital, Educação Ambiental
Defendido/Publicado em: 2023-12-20
Orientador(a): Fernanda Pereira Gomes
Curso: Engenharia de Software
Este trabalho analisa um problema crítico na era digital: a dificuldade em engajar efetivamente a sociedade na questão da preservação ambiental. Contudo, em um período de avanços tecnológicos rápidos, a urgência de proteger o meio ambiente é muitas vezes ofuscada e negligenciada. O estudo busca contribuir para mitigar a insuficiência de estratégias atuais de conscientização ambiental no contexto de jogo mobile, explorando como essa lacuna contribui para a degradação contínua do meio ambiente. Nesse contexto, este trabalho propôs-se desenvolver um jogo digital com o foco em agregar conhecimento e fortalecer a percepção de conservação ambiental dos jogadores. Seu processo metodológico seguiu uma sequência de etapas, em que foi realizado estudo e interpretação sobre desenvolvimento de jogos digitais educacionais, produção da modelagem do jogo e desenvolvimento do mesmo com os critérios de game design aplicados. O resultado implicou em um jogo digital lúdico para dispositivos móveis, que atende às demandas do projeto, com narrativa, personagens, missões e objetivos, promovendo uma interação eficiente entre os participantes e contribuindo para o sucesso do projeto como um todo.
TERRAVERDE: APRENDENDO A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DO JOGO MOBILE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2023. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3769>. Acesso em: 21 nov. 2024