Autor(es): LUCAS GABRIEL ALVES DA CONCEICAO

Palavras-chave: crianças, Educação Financeira, Jogos sérios

Defendido/Publicado em: 2024-07-02

Orientador(a): Fernanda Pereira Gomes

Curso: Sistemas de Informação


A utilização de jogos sérios, do inglês serious games, é um grande aliado para o auxílio no aprendizado de educação financeira (Gomes et al., 2021), o uso de jogos educativos pode ser uma alternativa eficaz para tornar o aprendizado mais lúdico e engajador. A gamificação tem sido amplamente utilizada em diversas áreas do conhecimento, incluindo a educação, como forma de estimular o interesse e o aprendizado dos estudantes. No Brasil, a educação financeira é um tema pouco trabalhado na fase de desenvolvimento da vida das pessoas, devido à complexidade na metodologia de ensino do mesmo (Ferreira, J. C, 2019), a falta de conhecimento sobre conceitos financeiros básicos pode levar a problemas graves, como endividamento excessivo, má administração de recursos e dificuldades para alcançar metas financeiras. Além disso, muitas vezes a educação financeira é abordada de maneira teórica e pouco atrativa, o que acaba afastando os estudantes.  Diante disso, este trabalho apresenta o uso de jogos sérios como uma ferramenta para auxiliar nos ensinamentos sobre educação financeira, tornando o aprendizado mais atrativo para crianças e adolescentes. Como resultado deste projeto, desenvolveu-se um jogo que proporciona uma solução prática e acessível para aprimorar o suporte ao aprendizado na importante área da educação financeira.


Como citar

Lucas gabriel DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME PARA ENSINO DE CONCEITOS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2024. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/3783>. Acesso em: 21 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fernanda Pereira Gomes (Presidente)
  • Douglas Aquino Moreno
  • Fabiano Fagundes

Arquivos (download)