Autor(es): WILTON BRITO DA SILVA
Palavras-chave: poços de infiltração, drenagem urbana, impermeabilização do solo
Defendido/Publicado em: 2016-11-10
Orientador(a): Jacqueline Henrique
Curso: Engenharia Civil
A intensa urbanização e a ocupação desordenada acarreta o aumento da impermeabilidade do solo impedindo que a água infiltre, sendo a mesma drenada pelos sistemas de drenagem urbana e direcionada para rios a jusante.
Os sistemas de drenagem urbana são sobrecarregados devido a ocupação desordenada e grande impermeabilização do solo, apesar dos sistemas serem dimensionados seguindo diretrizes e normas pertinentes aos órgãos fiscalizadores, a área de contribuição para o sistema de drenagem aumenta gradativamente em conjunto com a urbanização, tornando os sistemas de drenagem urbana ineficazes, ou seja, não são capazes de conduzir a vazão excedente gerada pelo avanço da impermeabilização do solo, consequentemente gerando inundações e enchentes.
Neste estudo é proposto a implantação do sistema de poços drenantes para serem empregados nos lotes, sendo este sistema implantado para trabalhar em conjunto com os sistemas de drenagem já empregados, os poços são responsáveis por amortecer a vazão que é lançada na microdrenagem oriunda do telhado da residência e consequentemente contribuir para o reabastecimento do equilíbrio hídrico que existia antes da urbanização.
Propor a implantação de poços drenantes para redução do impacto causado por águas pluviais na micro e macrodrenagem.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/400>. Acesso em: 14 nov. 2024