Autor(es): LEONARDO PIMENTA PAULINO
Palavras-chave: contaminação, Água, Potabilidade, Poço Artesiano
Defendido/Publicado em: 2016-06-08
Orientador(a): Fábio Moreira Spínola de Castro
Curso: Engenharia Civil
O uso indiscriminado da água tem comprometido a disponibilidade desse recurso seja em níveis quantitativos e/ou qualitativos. Nem toda água de que dispomos é própria ao consumo humano sem que essa seja submetida a algum tratamento. O nível de pureza da água deve obedecer aos padrões de potabilidade segundo a Portaria 2914/2011do Ministério da Saúde.
O objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade da água proveniente do poço artesiano no condomínio rural do município de Palmas-TO.
Os parâmetros analisados apresentaram resultados satisfatórios segundo a Portaria acima citada quanto a Temperatura, Condutividade Elétrica, Sólidos Totais, pH, Cloretos, Cloro Livre, Sulfato, Ferro, Dureza, Alcalinidade. Os parâmetros: turbidez, cor, manganês, coliformes e Escherichia coli estavam acima do valor máximo permitido.
A utilização do processo de filtração reduzirá a turbidez, a cor e o nível de manganês.
A utilização de um sistema de purificação ultravioleta diminuirá a incidência de Escherichia coli.
LEO ANÁLISE DE POTABILIDADE DA ÁGUA PROVENIENTE DE UM POÇO ARTESIANO EM UM CONDOMÍNIO RURAL DE PALMAS TO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/419>. Acesso em: 22 nov. 2024