Autor(es): EDUARDO TRISTÃO MELO

Palavras-chave: Inteligência Artificial Generativa, Psicopatologia, Casos Clínicos

Defendido/Publicado em: 2024-12-11

Orientador(a): FABIANO FAGUNDES

Curso: Engenharia de Software


Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta web com o uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG) para o ensino de psicopatologia. A plataforma foi projetada para gerar casos clínicos personalizados com base em dados fornecidos pelos usuários, utilizando o framework Django para criar um ambiente interativo e dinâmico. A API do ChatGPT foi integrada para processar as informações dos usuários e gerar cenários clínicos realistas. O sistema permite a personalização de parâmetros como faixa etária, sexo, anamnese e complexidade dos casos, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e adaptável. Além disso, a ferramenta oferece feedback automatizado e mantém o histórico das interações, facilitando a prática diagnóstica e a formação de futuros profissionais de saúde mental. A ferramenta apresenta-se como uma solução inovadora para o ensino de psicopatologia, permitindo o desenvolvimento de habilidades diagnósticas e um raciocínio clínico mais apurado.


Como citar

EDUARDO TRISTÃO MELO Utilização de Inteligência Artificial Generativa na Geração Personalizada de Casos Clínicos para o Ensino de Psicopatologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2024. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/4822>. Acesso em: 05 dez. 2025