Autor(es): JEZIMARIA SILVA LIMA

Palavras-chave: Drenagem, pavimento, permeável

Defendido/Publicado em: 2018-05-22

Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho discute a utilização do pavimento de concreto permeável como ação mitigadora na redução do acúmulo de água em um trecho da Avenida Teotônio Segurado interceptado pelas avenidas LO 13 e LO 15, localizado na cidade de Palmas/TO. Tendo em vista que o planejamento da drenagem urbana não conseguiu acompanhar o crescimento demográfico e o crescente número de áreas impermeáveis, e tem sido ineficiente em decorrência da falta de visão conjunta gerando um descontrole no escoamento de águas pluviais, em setores urbanos, como afirma Canhole (2015). Diante disso, foi feito um estudo com abordagem quali-quantitativa, utilizando como parâmetro o PCA 1984, encontrado no manual do DNIT (2006) (Portland Cement Association) onde foi dimensionado o pavimento com reservatório granular. O pavimento obteve 25cm de camada de cimento, 40 cm de sub-base que também é o reservatório, o reservatório possui uma capacidade de 206,05mm por unidade de área e um tempo de esvaziamento de 40,07 h, valores dentro dos previstos no método supracitado.


Como citar

LIMA, J. S. PAVIMENTAÇÃO EM CONCRETO PERMEÁVEL: Estudo de Drenagem das Águas Pluviais no Trecho da Avenida Teotônio Segurado Entre a LO 13 e LO 15. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/496>. Acesso em: 22 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fernando Moreno Suarte Júnior (Presidente)
  • Carlos Spartacus da Silva Oliveira
  • Edivaldo Alves dos Santos

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