Autor(es): PAULO HENRIQUE DE SOUSA

Palavras-chave: Mineração de dados, Classificação de opiniões, Análise de mídias sociais

Defendido/Publicado em: 2013-06-01

Orientador(a): FERNANDO LUIZ DE OLIVEIRA

Curso: Sistemas de Informação


As mídias sociais são meios de comunicação muito utilizados pela sociedade para demonstrar satisfação e insatisfação sobre empresas, marcas e produtos. Existem inúmeras mídias sociais disponíveis na web dentre as quais pode-se citar o Twitter, o Facebook e o Google Plus. Estas mídias recebem diariamente diversas postagens contendo opiniões sobre assuntos do interesse de seus usuários. Tal situação torna oportuno o interesse das instituições em analisar o conteúdo disponível na web. Geralmente, o resultado da análise destas opiniões provê vantagem competitiva para as empresas. Mas, existe uma dificuldade em analisar muitas opiniões. Com a finalidade de analisar um conjunto de opiniões que podem ser classificadas automaticamente como favorável ou não, a classificação automática de opiniões tem se tornado uma área promissora oferecendo recursos importantes para as empresas. Com o objetivo de prover um mecanismo de mineração de opiniões que pode ser adotado pelas empresas, este trabalho apresenta conceitos na área de mineração de dados e nas suas subáreas. O estudo destes conceitos possibilitou o desenvolvimento de um protótipo de classificação automática de opiniões que é apresentado neste trabalho.


Como citar

SOUSA, P. H. Desenvolvimento de um protótipo de classificação automática de opiniões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2013. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/52>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • FERNANDO LUIZ DE OLIVEIRA (Presidente)
  • Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
  • Fabiano Fagundes

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