Autor(es): AMANDA ALENCAR DA SILVEIRA
Palavras-chave: pavimentação, dimensionamento do pavimento, Índice de Suporte Califórnia, Método do DNER
Defendido/Publicado em: 2018-05-22
Orientador(a): Euzir Pinto Chagas
Curso: Engenharia Civil
O objetivo principal da pavimentação é garantir a trafegabilidade em qualquer época do ano e condições climáticas, e proporcionar aos usuários conforto ao rolamento e segurança, para isso é necessário o conhecimento do tipo de solo onde o pavimento será construído. No presente trabalho foi desenvolvido ensaios para o conhecimento do tipo de solo da rodovia TO – 365 entre a cidade de Gurupi e o aterro sanitário e consequentemente o dimensionamento do pavimento a ser construído na rodovia rural. Para isto, o trabalho está constituído em três etapas. A primeira é formada por uma pesquisa bibliográfica que embasa todo o estudo, através das normas estabelecidas pelo DNIT que referenciam os procedimentos de cálculo e execução dos pavimentos no Brasil, determinando os ensaios que devem ser realizados e os resultados esperados. Na segunda etapa foram realizados os ensaios para determinação de índices físicos e mecânicos das amostras colhidas e o Índice de suporte Califórnia nos dois segmentos do trecho que tem extensão de 3 km, posteriormente foi realizado a contagem volumétrica do tráfego atual que possibilitou o cálculo do VMD e do número "N" atual e sua projeção para 15 anos, o que possibilitou o Dimensionamento do pavimento pelo Método do DNER. A terceira etapa é a conclusão do estudo através das análises dos resultados, determinando então as dimensões do pavimento a ser construído.
SILVEIRA, A. A. ESTUDO GEOTÉCNICO PARA PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO NA RODOVIA QUE LIGA GURUPI-TO AO ATERRO SANITÁRIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/554>. Acesso em: 23 nov. 2024