Autor(es): JALLYS PEREIRA CRUZ

Palavras-chave: Rodovia. TO 080. Aterro. Reservatório da Usina do Lajeado. Transporte.

Defendido/Publicado em: 2017-12-14

Orientador(a): Daniel Iglesias de Carvalho

Curso: Engenharia Civil


O presente estudo objetivou elaborar uma análise socioeconômica sobre a ampliação do aterro e construção de uma segunda ponte sobre o reservatório da Usina Hidrelétrica de Lajeado e a demonstração da importância da efetiva implantação dessa obra como fator preponderante no desenvolvimento socioeconômico regional, e a inviabilidade financeira do estado em decorrência da atual situação econômica vivenciada pelo Tocantins. Foram feitos os apontamentos referentes ao transporte de produtos produzidos na região bem como a chegada de bens de consumo vindos de outras regiões, através desse modal de transporte que se coloca como o principal meio de escoamento de produtos produzidos no estado e de recebimento de produtos adquiridos em unidades federativas. A realidade mercadológica demonstra a necessidade da implantação das obras de infraestrutura que possibilitem o trânsito e mobilidade dos veículos de transporte de carga e de passageiros envolvidos no processo logístico que engloba o uso da TO 080 no trecho que compreende a cidade de Palmas e o pátio multimodal da Ferrovia Norte Sul localizado no município de Porto Nacional (distrito de Luzimangues). Pela proximidade e facilidade de acesso, a população desse distrito tem em Palmas sua referência de suporte no atendimento das demandas sociais (saúde, educação, segurança pública), o que já vem sendo motivo de debate entre as gestões públicas nas esferas estadual e municipal. No entanto, deve existir sempre a preocupação com os impactos negativos relacionados ao meio ambiente a partir da implantação, especialmente no que diz respeito a todos os entes diretamente e indiretamente afetados pela implantação da infraestrutura necessária. A metodologia utilizada dividiu-se em pesquisa bibliográfica e documental, e pesquisa em campo. No primeiro modelo foram feitas as transcrições dos dados referentes às informações socioeconômicas da região referida no estudo, das previsões econômicas decorrentes da expansão do distrito de Luzimangues e da completa operacionalização do pátio multimodal ali instalado. A pesquisa de campo se deu por meio do controle de fluxo de veículos que transitam sobre o aterro e ponte entre Palmas e Luzimangues. Os dados foram obtidos por meio do sistema de contagem foram extraídos de materiais técnicos e científicos físicos e eletrônicos, além de publicações governamentais dos órgãos responsáveis pela execução das obras de ampliação do aterro e da ponte sobre o lago da usina do lajeado em Palmas. Ficou demonstrada a importância econômica e social dessa obra não só para a população diretamente beneficiada, mas também para todos os cidadãos tocantinenses que serão impactados positivamente.


Como citar

CRUZ, J. P. ANÁLISE DA NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DA VIA DE ACESSO ENTRE PALMAS E PORTO NACIONAL PELA RODOVIA TO – 080. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/602>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Rafael Alves Amorim
  • Roldão Pimentel de Araújo Junior

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