Autor(es): MARIA RAYANA BARROS OLIVEIRA
Palavras-chave: PMO, gerenciamento de projeto, Construtora.
Defendido/Publicado em: 2017-11-14
Orientador(a): Ângela Ruriko Sakamoto
Curso: Engenharia Civil
OLIVEIRA, Maria Rayana Barros. Escritório de gerenciamento de projeto (PMO): uma proposta para Pam Construtora e Incorporadora em Palmas-TO. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2017.
O presente trabalho trata de um estudo de caso realizado em uma construtora de Palmas-TO, no intuito de propor um modelo de escritório de gerência de projeto, conhecido como PMO do inglês Project Management Office, a ser adotado na empresa. A pesquisa teve como foco apresentar um modelo de processos que auxilie a construtora a aumentar a adoção e disseminação das boas práticas por meio de um PMO. Além disso, este seria o primeiro PMO da região, podendo ser uma referência em gerenciamento de projetos, e assim incentivar as demais construtoras a adotarem as boas práticas em gerenciamento de projetos. Diante disso, utilizou-se a princípio a pesquisa bibliográfica a fim de poder equiparar a realidade, por meio de validação recíproca. Posteriormente, foi feito uso de entrevistas com roteiro semiestruturado e observações diretas, consideradas por Yin (2015) como fontes importantes de informação para o estudo de caso. Diante da análise da pesquisa pode-se confirmar uma expectativa de sucesso para implantação do Escritório. Uma vez que, a empresa esta ciente da necessidade de tornarem mais competitivos no mercado, e de desenvolver técnicas e melhorias por meio de ferramentas de suporte, além de implantar novas metodologias de gerenciamento. Em relação à estruturação do PMO, o diagnóstico indicou uma maturidade suficiente para suportar um PMO de execução, onde atuaria em todo o portfólio de projetos. A atuação do escritório, tendo como projeto piloto em Palmas-TO seria no âmbito corporativo, reportando os resultados de todos os projetos realizados no Estado para o diretor na Matriz (Goiânia-GO). A proposta do escritório foi baseada nos interesses já manifestado em entrevista dos gestores, de forma a respeitar a realidade e a cultura da empresa. Um projeto prático e simples de execução, com um organograma enxuto e as diretrizes para implantação. Apesar de ser algo novo e que certamente incluirá algumas rotinas de gestão de projetos, segundo as melhores práticas, o PMO certamente fará com que a empresa identifique as melhorias ligadas diretamente às informações fornecidas pelo escritório regional e membros da equipe de projeto.
OLIVEIRA, M. R. B. ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMO): uma proposta para PAM Construtora e Incorporadora em Palmas – TO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/604>. Acesso em: 23 dez. 2024