Autor(es): YHAGO BORGES BARBOSA

Palavras-chave:

Defendido/Publicado em: 2017-12-03

Orientador(a): Kenia Parente Lopes Mendonça

Curso: Engenharia Civil


BARBOSA, Yhago Borges. Viabilidade Técnica do uso de geossintéticos como reforço no talude da rodovia TO 455, km 26. 2017. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, CEULP/ULBRA – Centro Universitário Luterano de Palmas, Tocantins, 2017.
Um estudo anteriormente apresentado por NUNES (2016) sobre o km 26 da rodovia TO-455 apresentou como sugestão final uma estrutura de contenção à gravidade em gabião. Tendo em vista os custos já discutidos por pesquisadores em estruturas geotécnicas, sobre, o custo de implantação de estruturas “tradicionais” comparadas às reforçadas com geossintéticos, surgiu uma dúvida, precisar-se-ia implantar tal solução ou poder-se-ia encontrar uma solução técnica menos onerosa e que criasse oportunidades de emprego na região local? O objetivo desse estudo é, propor um projeto de intervenção em muro reforçado para o talude de corte presente na rodovia TO-455 km 26, atendendo o fator de segurança mínimo pré-determinado pelo método de cálculo, tanto na estabilidade interna quanto na estabilidade externa e comparar com proposta anteriormente estudada e apresentada por NUNES, 2016. A rotina de cálculo, assim como suas fórmulas não possuem norma específica brasileira, assim, foi utilizado a formulação apresentada por Ehrlich-Becker (2009) através de planilhas desenvolvidas no software Excel© e auxílio do GEO5© apenas na etapa 1: avaliação de estabilidade externa, parte 4, análise da segurança contra ruptura global. A geometria do muro reforçado foi definida partindo da altura do talude em estudo, as outras medidas foram obtidas utilizando-se critérios para o uso exclusivo do solo do talude, visando não criar gastos com material mais nobre e seu transporte. A estrutura possui alturas das faixas de vinte centímetros nas camadas mais profundas, de quarenta centímetros nas camadas intermediárias e de sessenta centímetros nas camadas iniciais. Essas faixas condicionaram a aplicação de apenas dois modelos de geogrelhas, a Fortrac 110 T e a Fortrac 150 T. A redução da faixa (Sv) nas camadas mais profundas (primeira à nona), tornou possível retomar o uso da Fortrac 110 T. A geometria da estrutura apresenta altura das faixas dividida em múltiplos de 20 centímetros não por acaso, o intuito é poder deixar em aberto o modelo de faceamento da estrutura, podendo ser com blocos estruturais, faceamento verde, faceamento com aplicação de jateamento de concreto e outros.


Como citar

BORGES, Yhago. VIABILIDADE TÉCNICA DO USO DE GEOSSINTÉTICOS COMO REFORÇO NO TALUDE DA RODOVIA TO 455, KM 26. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/655>. Acesso em: 22 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Euzir Pinto Chagas
  • Jocélio Cabral Mendonça

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