Autor(es): WILLIANGELA NORONHA LIMA

Palavras-chave: fibras naturais, fibras de buriti, concreto com fibras

Defendido/Publicado em: 2017-11-22

Orientador(a): Maria Carolina de Paula Estevam D’Oliveira

Curso: Engenharia Civil


LIMA, Williângela Noronha. Estudo da adição da fibra da folha do buriti nas características físicas do concreto fresco e endurecido. 2017. X f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2017.
Sendo o concreto uma combinação de diferentes compostos, faz-se necessário um estudo do produto e das características que se quer obter com essa mistura. Além disso, é de suma importância reconhecer sua finalidade, para que se tome como subsídio a resistência mínima para cada peça, seja com função estrutural ou simplesmente de vedação. Ao optar pelo emprego de uma estrutura em concreto, devemos analisar a disponibilidade dos materiais necessários para obtenção do traço. Há diversos tipos de adições voltadas ao concreto, temos aditivos que retardam ou melhoram as características do concreto fresco e endurecido, modificadores do tempo de cura, da trabalhabilidade e diversos outros. Os aditivos no concreto podem ser na forma de líquidos, em pó, em fibras, entre outros, cada aditivo tem uma função definida para reagir na mistura, podendo intensificar e melhorar os resultados, podendo utilizar mais de um deles. No caso das fibras, estas se dividem em minerais, vegetais e animais, que servem como um auxílio na obtenção de um determinado resultado. O emprego de fibras naturais vem sendo introduzida no mercado da tecnologia do concreto a fim de trazer estudos que possibilitem a substituição de fibras artificiais sem que se altere as características até então calculadas e expostas, aumentando assim as opções de tipo e sua obtenção de acordo com a região local. Pretende-se então inserir fibras da folha do buriti ao traço do concreto, onde o material utilizado possui em suas características polímero baseado em celulose, hemicelulose e lignina. Irei propor a adição das fibras no traço na proporção de 0,2%, 0,4% e 0,8%, realizando testes de determinação da consistência do concreto, massa específica e teor de ar incorporado do concreto em seu estado fresco, compressão axial, compressão diametral e absorção de água e em seu estado endurecido, com o intuito de aumentar a ductilidade do concreto, controlando possíveis fissurações.


Como citar

LIMA, W. N. ESTUDO DA ADIÇÃO DA FIBRA DA FOLHA DO BURITI NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO CONCRETO FRESCO E ENDURECIDO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/657>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente
  • Fernando Moreno Suarte Júnior

Arquivos (download)