Autor(es): WALLAS BORGES ARAUJO

Palavras-chave:

Defendido/Publicado em: 2017-11-11

Orientador(a): Roldão Pimentel de Araújo Junior

Curso: Engenharia Civil


ARAÚJO, Wallas Borges. Avaliação da estabilidade global de um edifício de 40 pavimentos, adotando diferentes fck para os pilares. 2017. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2017.
O aperfeiçoamento tecnológico dos últimos anos tem contribuído de forma significativa na construção de edifícios cada vez mais altos e esbeltos. Nesse sentido, o desenvolvimento na área da tecnologia do concreto, também, permite a obtenção de estruturas mais resistentes e duráveis, com maior rigidez frente aos deslocamentos. Dessa forma, análises estruturais associadas a avaliação da estabilidade global vem se tornando desafiadoras. O desenvolvimento de softwares para a modelagem de estruturas permite a análise de grandes edifícios com maior complexidade. Neste trabalho foi utilizado o software Eberick para avaliar a estabilidade global de um edifício de 40 pavimentos, a partir do coeficiente Gama-Z, com a variação do fck dos pilares do edifício, em 5 diferentes modelos, para analisar os efeitos gerados por essa alteração, assim como, os deslocamentos horizontais, esforços solicitantes, o custo e o consumo de materiais dos pilares. Nesse aspecto, foi levado em consideração os efeitos de segunda ordem no processo de cálculo, e constatado que o Gama-Z é reduzido com o aumento do fck dos pilares, com maior eficiência nos primeiros pavimentos do edifício. Os deslocamentos horizontais, assim como o Gama-Z, também são reduzidos com o aumento da rigidez da estrutura. Os esforços solicitantes e momentos fletores nos pilares e na fundação foram mais expressivos nos elementos que apresentaram maior rigidez. Quanto ao custo e ao consumo de materiais, foi verificado que existe uma compensação de aço e concreto para vencer os carregamentos. Desse modo, o modelo mais eficiente foi o que compatibilizou de modo mais econômico a composição desses materiais nos pilares frente aos esforços solicitantes, apresentando, também, melhor relação custo-benefício.


Como citar

ARAUJO, W. B. AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE GLOBAL DE UM EDIFÍCIO DE 40 PAVIMENTOS, ADOTANDO DIFERENTES fck PARA OS PILARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/658>. Acesso em: 04 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Denis Cardoso Parente
  • Rafael Alves Amorim

Arquivos (download)