Autor(es): CLEITON OLIVEIRA DOS SANTOS
Palavras-chave: substituição, Agregado Miúdo Reciclável, Aderê
Defendido/Publicado em: 2017-11-28
Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior
Curso: Engenharia Civil
SANTOS, Cleiton Oliveira. UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PARA REBOCO: Aderência ao substrato. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2017.
O trabalho em questão discute a utilização de resíduos provenientes de construção e demolição civil para reboco, testando sua aderência ao substrato. Tendo em vista acabar com o crescimento desordenado desse lixo inerte que vem sendo um problema para a sociedade, e para a degradação do meio ambiente (CONAMA 307,2002). Diante disso foram produzidas argamassas para reboco, substituindo parcialmente agregados miúdos naturais por agregados reciclados, tendo como objetivo principal analisar a aderência entre a argamassa e o substrato. Possuindo à principio como base outras pesquisas com resultados satisfatórios (ASSUNÇÃO,2007). Utilizando para obtenção dos resultados os procedimentos de execução e ensaio das normas ABNT NBR 7200, 1998; NBR 13528, 2010. O processo experimental foi realizado inicialmente pelo beneficiamento dos resíduos, seguido pela criação de um protótipo de alvenaria (substrato), posteriormente caracterização dos agregados, e produção e aplicação das argamassas, e por fim a resistência de aderência à tração após 28 dias a execução do reboco. Após a execução do ensaio de tração foi identificado que a substituição de agregado natural por agregado reciclado proporcionou redução na aderência do reboco ao substrato, porem ainda sendo satisfatório, pois resultou em tensões de rupturas aceitáveis pela norma pertinente NBR 13749,2013.
SANTOS, C. O. UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PARA REBOCO: Aderência ao substrato.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/701>. Acesso em: 23 nov. 2024