Autor(es): FELIPE PARREIRA GRANADO BITAR
Palavras-chave: Estabilidade de taludes, Retaludamento, Movimento de terra, Estruturas de contenção, Solo Saturado.
Defendido/Publicado em: 2018-11-06
Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos
Curso: Engenharia Civil
Os processos de deslizamentos em maciços de terra estão cada vez mais frequentes no Brasil, o que acaba por acarretar em prejuízos econômicos e ambientais para a população. O objeto de estudo deste trabalho é uma encosta situada no Residencial ALC SO 141-B, Alameda 9, Jardim Aureny III, Palmas-TO, pois esta apresenta um movimento de terra envolvendo o talude. Foi executado um levantamento altimétrico com a utilização do aplicativo C7 GPS Dados. Um corte inicial foi necessário para a realização da avaliação da estabilidade, tal como a extração de corpos de prova indeformados e deformados para a obtenção dos parâmetros geotécnicos do perfil da seção e a posterior caracterização do solo. Os ensaios executados foram cisalhamento direto, peso específico e teor de umidade.
Através dos ensaios foi mostrado que o talude da seção estudada encontra-se instável quando a mesma apresenta o solo saturado, sendo necessária a realização de um projeto de recuperação com o objetivo de evitar novos deslizamentos e danos ao ambiente e às pessoas.
Conclui-se que a melhor opção é a realização de um projeto de retaludamento para a estabilização da encosta, pois apresenta um melhor custo quando comparado à estruturas de contenção
. Devido à mão de obra e execução da mesma, pois esse método necessita de material específico para sua a realização, e a obra em retaludamento faz o uso do solo da encosta.
BITAR, F. P. G. ANÁLISE DA ESTABILIDADE DO MACIÇO DE TERRA NO RESIDENCIAL ALC SO 141-B, PALMAS-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/781>. Acesso em: 23 dez. 2024