Autor(es): ANDRADE LOPES DA SILVA
Palavras-chave: Restauração. Manutenção. Patologias. Pavimentos Rodoviários Flexíveis
Defendido/Publicado em: 2018-11-16
Orientador(a): Fernando Moreno Suarte Júnior
Curso: Engenharia Civil
Mesmo uma rodovia sendo bem projetada e construída, como qualquer outra estrutura, ela necessita de manutenção para que apresente um desempenho satisfatório ao longo de sua vida útil. Somente no Brasil, a manutenção das rodovias é fundamental para o desenvolvimento de sua economia já que, o seu principal meio de transporte é o terrestre e as más condições de suas vias elevam os custos operacionais com transporte, gerando um aumento no preço dos produtos produzidos e/ou comercializados no país. Diante disso, surge a necessidade de estudos de técnicas adequadas de manutenção e restauração de pavimentos rodoviários flexíveis, afim de, minimizar os custos deste tipo de obra (que por natureza são elevados). Este trabalho teve como local de estudo o trecho da da Rodovia TO-070 entre o distrito de Pinheirópolis a Brejinho de Nazaré Tocantins. Neste trecho foram estudadas as patologias e suas deformações permanentes no pavimneto. Por fim, após a análise das patologias encontradas no local de estudo, foram criadas suposições sobre suas possíveis causas e, tendo em vista seu processo de formação, seus principais agentes causadores e seu nível de severidade, determinou-se quais as soluções corretivas mais adequadas.
O trecho analizado o percentual maior de verificação foi trecho classificado como ruim, concluiu-se que será realizado o recapeamento com correções prévias - defeitos generalizados com correções prévias em áreas localizadas - remendos superficiais ou profundos.
ESTUDO DE PATOLOGIA EM PAVIMENTO FLEXÍVEL NA RODOVIA TO 070 ENTRE O DISTRITO DE PINHEIRÓPOLIS A BREJINHO DE NAZARÉ - TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/783>. Acesso em: 06 jul. 2024