Autor(es): WILLYS RIBEIRO LOPES

Palavras-chave: Dimensionamento, Número “N”, Métodos Empírico e Mecanístico, Análise estrutural. Ensaios laboratoriais

Defendido/Publicado em: 2018-11-16

Orientador(a): Euzir Pinto Chagas

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho tem como objetivo comparar os métodos de dimensionamento do pavimento flexível, na Rodovia TO-080, no trecho que liga a cidade de Palmas – TO para Paraíso – TO. Feito com base nos métodos empírico e mecanístico do DNER criado pelo Engenheiro Murillo Lopes de Souza e o método mecanístico utilizado pelo DNIT, através da verificação do dimensionamento pelo método da resiliência utilizando uma planilha da TECNAPAV. Foram realizados os seguintes levantamentos: realização da avaliação estrutural pelo método destrutivo, sendo coletadas as amostras das camadas de base, sub-base e subleito em dois pontos, fazendo também os ensaios de umidade e massa especifica aparente seca em campo para cada camada. As amostras foram levadas para o laboratório para caracterização dos estados físicos do solo e sua resistência como: limite de liquidez, limite de plasticidade, granulometria por peneiramento, compactação e o índice de suporte califórnia (CBR). A partir dos dados estudados em laboratório e verificando se atendeu as resistências mínimas, foi possível realizar o dimensionamento pelo método do DNER e pelo método do DNIT e comparando se atendeu as espessuras mínimas existentes no pavimento.


Como citar

LOPES, W. R. DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS PELOS MÉTODOS EMPÍRICO E MECANÍSTICO: estudo de um trecho da rodovia TO-080 sentido Palmas-TO/Paraíso-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/801>. Acesso em: 13 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Euzir Pinto Chagas (Presidente)
  • Edivaldo Alves dos Santos
  • Fernando Moreno Suarte Júnior

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