Autor(es): KARULINE BORGES LIMA

Palavras-chave: Trânsito. Interseção. Rotatória. Tráfego.

Defendido/Publicado em: 2018-11-12

Orientador(a): Euzir Pinto Chagas

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho trata-se de uma análise referente à influência da geometria das rotatórias no tráfego em Palmas, em três cruzamentos da capital, visando à coleta de dados a fim de auxiliar pesquisas e intervenções futuras ao longo da via. A pesquisa tem como estrutura as etapas: I - breve histórico da via; II - pesquisa teórica e conceitual sobre a temática; III - levantamento de dados do fluxo de veículos da via; IV - Dados em tabelas, textos e mapas permitindo melhor entendimento da problemática em questão. Os objetivos deste trabalho é, através do levantamento realizado, adotar medidas de intervenções para propor soluções para resolver o problema da via. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a coleta de dados de caráter aplicado, objetivando a produção de conhecimento que tenha aplicação prática e dirigida à solução de problemas reais específicos e pesquisa quantitativa e qualitativa, que consiste na relação dinâmica das variantes (via, pedestres e automóveis), tem como fonte direta o ambiente natural para coleta de dados e é de caráter descritivo.


Como citar

LIMA, K. B. INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DAS ROTATÓRIAS NO TRÁFEGO EM PALMAS – TO: estudo de caso das rotatórias entre: – Av. JK/NS 02 – Av. LO01/NS 02 – Av. LO05/NS02. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2018. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/825>. Acesso em: 23 dez. 2024

Banca (avaliadores)

  • Euzir Pinto Chagas (Presidente)
  • Kenia Parente Lopes Mendonça
  • Thyago Phellip França Freitas

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