Autor(es): EUDIMARA MOREIRA GUIMARAES

Palavras-chave: Câncer infantil, Acompanhantes, Psico-oncologia

Defendido/Publicado em: 2015-11-19

Orientador(a): Pierre Soares Brandão

Coorientador(a): Fabiano Fagundes

Curso: Psicologia


A Psicologia é uma das áreas que compreendem o sujeito como um ser biopsicossocial, desta forma, acredita-se que existem diversas maneiras de atuar e interagir profissionalmente. Partindo desse pressuposto, este trabalho teve como objetivo geral conhecer o grau de recomendação e nível de evidência científica de intervenções utilizadas pela Psicologia junto a acompanhantes de crianças durante o tratamento para câncer. Para este estudo de revisão foram estabelecidas palavras chave utilizadas na busca realizada nas bases de dados PubMed, Portal de Periódicos da CAPES, SciElo, Bireme e Google Acadêmico. Como instrumento para padronizar a coleta de dados, utilizou-se um roteiro que posteriormente foi adaptado em uma planilha do Microsoft Excel visando dinamizar o processo. Para avaliação do grau de recomendação e do nível de evidência científica utilizou-se o instrumento desenvolvido pelo Oxford Centre for Evidence-based Medicine (2009). Este trabalho teve como resultado total 1.590 artigos, selecionando apenas 11 artigos de intervenções realizadas por psicólogos voltadas para os acompanhantes de crianças hospitalizadas para tratamento do câncer, desse total, 54,5% obtiveram um grau de recomendação A e nível de evidência 1b, demonstrando que são estudos de alta confiabilidade e fidedignidade. A maioria das intervenções tem como foco a diminuição da ansiedade, estresse, depressão, diminuição de sofrimento, treinamento de habilidades e programas psico-educativos. A partir dessa pesquisa, conclui-se que muitos estudos na área da Psicologia estão voltados para avaliações do estado psicológico dos acompanhantes e pontuando a necessidade da realização de intervenções para que o cuidador possa adquirir melhorias no seu bem-estar físico, mental e social. As intervenções realizadas existentes apontam eficácia em seus resultados e podem ser aplicadas com confiança atentando-se apenas as restrições de cada uma.


Como citar

GUIMARÃES, E. M. GRAU DE RECOMENDAÇÃO E NÍVEL DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA DE INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA PARA ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS DURANTE TRATAMENTO PARA CÂNCER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/851>. Acesso em: 22 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Pierre Soares Brandão (Presidente)
  • Fabiana Fleury Curado
  • Fabiano Fagundes

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