Autor(es): PAULA ANDRADE DE FREITAS
Palavras-chave: Conflitos familiares, Problemas de aprendizagem, Testes projetivos
Defendido/Publicado em: 2015-11-21
Orientador(a): Nara Wanda Zamora Hernandez
Curso: Psicologia
Os problemas de aprendizagem são frequentes em crianças em idade escolar e
possuem múltiplos fatores contribuintes, dentre eles os conflitos familiares. Com a
ampla utilização de testes projetivos no diagnóstico de problemas de aprendizagem,
o estudo buscou identificar de que maneira as frustrações e conflitos familiares estão
relacionados às dificuldades de aprendizagem em crianças em etapa escolar, a partir
da interpretação do House-Tree-Person (H.T.P.) e do Desenho Livre (D.L.). Para
tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica de natureza quali-qualitativa e objetivo
metodológico exploratório. A coleta de dados se deu através de busca sistemática nas
bases indexadas Scielo e Pepsic, utilizando como critério de corte, trabalhos
publicados entre os anos 2000 e 2015. Como resultados, pudemos concluir a
existência de manifestações de Dificuldade de Aprendizagem decorrentes de
situações de Frustrações e Conflitos Familiares em desenhos infantis.
FREITAS, P. A. O USO DE TÉCNICAS PROJETIVAS GRÁFICAS NA IDENTIFICAÇÃO DE FRUSTRAÇÕES E CONFLITOS FAMILIARES QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2015. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/856>. Acesso em: 26 nov. 2024