Autor(es): AMANDA MARIA MIRANDA MILHOMENS
Palavras-chave: Internet, adolescência, Meios de Comunicação, Ciberespaço, Identidade
Defendido/Publicado em: 2016-06-16
Orientador(a): Adriano Machado Oliveira
Curso: Psicologia
O presente trabalho, que tem como coleta de dados o método empírico, buscou pesquisar sobre a relação entre a adolescência contemporânea com os meios de comunicação a partir dos diagnósticos da psicologia. Efetuou-se para o trabalho uma
revisão do estado da arte nas plataformas SciELO e PepSIC, conferindo artigos científicos de periódicos em Psicologia dos anos de 2004 a 2014 com destaques nas temáticas que abordavam os assuntos relacionados aos meios de comunicação e adolescência. De um ponto de vista essencialmente psicanalítico, foi elaborado nos
capítulos teóricos uma visão sobre o sujeito adolescente no que se refere a uma identificação da grande exposição dos indivíduos a partir dos meios de comunicação e como o período da adolescência é fundamental uma estrutura sólida, que podemos nos atentar a partir das perspectivas de Jerusalinsky(2004), Freire-Costa
(2004-2005), Birman (2006) e Bauman (2007-2007-2010). Ainda na análise dos artigos coletados na revisão do estado da arte, por método de conteúdo, duas categorias foram constatadas, que são: a internet como dispositivo produtor de subjetividade e a mídia como organizadora da vida social contemporânea . Como
desfecho, os estudos nos mostram como fica evidente a importância dos meios de comunicação tem para com o indivíduo, como ele vai se expandindo, sendo assim como um dos mais manifesto na contemporaneidade as mídias sociais, internet e ciberespaço, e como o sujeito adolescente vem buscando identificações através dessas representações.
A RELAÇÃO ENTRE A ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: OS DIAGNÓSTICOS DA PSICOLOGIA NO PERÍODO DE 2004 A 2014.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/860>. Acesso em: 22 dez. 2024