Autor(es): MARIANA ALVES DA ROCHA PARENTE

Palavras-chave: Lixiviado. Aterro Sanitário.

Defendido/Publicado em: 2017-05-19

Orientador(a): José Geraldo Delvaux Silva

Curso: Engenharia Civil


O presente trabalho discute o aumento acelerado na geração de resíduos sólidos urbanos que traz consequências ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. Para garantir uma proteção ao meio ambiente mais eficiente, as cidades se preparam com aterros sanitários. Onde é uma forma de deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Através do lixo, é gerado um percolado que é tratado por lagoas de estabilização.
Portanto, este trabalho consiste em avaliar os parâmetros físicos, químicos e biológicos para determinar se essa água residuária pode ser reutilizada para outros fins e por fim avaliar possíveis impactos decorrentes de um tratamento ineficiente de resíduos. E mostra que há uma ineficiência quanto a este tratamento. Uma má disposição de resíduos sólidos urbanos pode acarretar sérias consequências à saúde pública e ao meio ambiente, como a poluição das águas, do solo e do ar, etc.


Como citar

PARENTE, M. A. R. CARACTERIZAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DO LIXIVIADO DO ATERRO SANITÁRIO DE PALMAS-TO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/899>. Acesso em: 05 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • José Geraldo Delvaux Silva (Presidente)
  • Carlos Spartacus da Silva Oliveira
  • Joaquim José de Carvalho

Arquivos (download)