Autor(es): MICHELLY SILVA MENEZES

Palavras-chave: Resistência., Sustentabilidade, Desempenho Térmico, Blocos de concreto, pó de serragem

Defendido/Publicado em: 2017-05-17

Orientador(a): Maria Carolina de Paula Estevam D’Oliveira

Curso: Engenharia Civil


Com a atualização da ABNT NBR 15575 (2013) as exigências para o desempenho térmico das edificações ficaram mais rigorosas, visto que os componentes do sistema construtivo, especificamente nesse caso os blocos, absorvem uma parcela considerável das radiações solares, por conseguinte essa absorção acaba aumentando a temperatura térmica das edificações.
Este trabalho possibilitou a quantificação da resistência à compressão dos blocos de concreto através da ABNT NBR 6136 (2016) que foram moldados com substituição parcial do agregado miúdo por pó de serragem com intuito de aproveitar os resíduos sólidos provenientes da madeira e ao mesmo tempo garantir sustentabilidade a edificação. A substituição do resíduo pelo agregado convenientemente empregado tomou como base o trabalho realizado por Dantas Filho (2004), adotando três diferentes teores de substituição em cima de um traço padrão já empregado por determinada fábrica de blocos de concreto na cidade de Palmas – TO. Entretanto, após os primeiros procedimentos obteve-se resultados insatisfatórios para a resistência dos blocos de concreto, comprometendo portanto a continuação do trabalho e a completa mensuração do conforto térmico. Ainda assim, foi efetuado os cálculos da resistência térmica, transmitância térmica e capacidade térmica através da ABNT NBR 15220 (2005) cuja finalidade foi obter conhecimento mínimo sobre o desempenho dos blocos, já que os mesmos são constituídos por resíduos madeireiros e a madeira é considerada bom isolante térmico.


Como citar

MENEZES, M. S. USO DO PÓ DE SERRAGEM COMO MATERIAL ALTERNATIVO PARA BLOCOS DE CONCRETO DE VEDAÇÃO: análise do desempenho térmico.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/904>. Acesso em: 03 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Maria Carolina de Paula Estevam D’Oliveira (Presidente)
  • Ângela Ruriko Sakamoto
  • Fernando Moreno Suarte Júnior

Arquivos (download)