Autor(es): EVA THAMARA RIBEIRO DE CARVALHO
Palavras-chave: Dimensionamento, Caracterização, Solo, Método DNER.
Defendido/Publicado em: 2017-05-19
Orientador(a): Edivaldo Alves dos Santos
Curso: Engenharia Civil
O presente trabalho discute o desenvolvido com o objetivo de caracterizar o solo e dimensionar o pavimento, de maneira técnica e economicamente viável, para um loteamento urbano e empresarial, localizado em Porto Nacional - TO. O dimensionamento foi realizado pelo Método do DNER, para um trecho de aproximadamente 53.629,23 m² e contou com estudos de caracterização do solo, de subleito e área de empréstimo, realizados através de ensaios laboratoriais como: Compactação, Índice de Suporte Califórnia, Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade e Granulometria por Peneiramento. Com base nos ensaios realizados e de acordo com o número N, foi desenvolvido o dimensionamento do pavimento, resultando em uma estrutura disposta em camadas de 2,5 cm para o Revestimento, 20 cm para Base e 15,0cm para sub-base de subleito do tráfego médio, já para tráfego meio pesado 5,0 cm para Revestimento, 20 cm para Base e 15,00cm para sub-base do subleito. Na continuidade a estimativa de agregado e ligante para todo o trecho de via coletora primária é de 1.115.749,83 kg e para via local 219.618,00 kg.
CARVALHO, E. T. R. CARACTERIZAÇÃO DO SOLO PARA FINS DE UTILIZAÇÃO EM PAVIMENTO URBANO, NA CIDADE DE PORTO NACIONAL-TO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/905>. Acesso em: 22 nov. 2024