Autor(es): ELZA MORAIS DE MEDEIROS
Palavras-chave: métodos, Transtorno do Espectro Autista., Técnicas
Defendido/Publicado em: 2016-12-01
Orientador(a): Fabiana Fleury Curado
Curso: Psicologia
O Transtorno do Espectro Autista - TEA se caracteriza numa desordem de etiologia variada que compromete a socialização, a linguagem e o comportamento humano (GADIA, 2004). Os estudos sobre o autismo começaram em 1943, através do médico Léo Kanner que descreveu de forma sistematizada os sinais e os sintomas desta síndrome. O objetivo deste trabalho é apresentar as técnicas de intervenções mais utilizadas da pessoa com TEA nos últimos cinco anos. No decorrer da pesquisa, faz-se ciente a existência de vários tipos de tratamentos, entre eles, farmacológicos, intervenção multidisciplinar: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros. Existem vários programas, métodos e técnicas para manejo do espectro autista. Entre eles foram citados: método Teacch, tratamento e educação para pessoas autistas e com distúrbios correlatos de comunicação; ABA (Análise Aplicada de Comportamento); PECS (Sistema de Comunicação Através da Troca de Figuras); Son-Rise, o programa centrado na pessoa com autismo e Floortime, tempo no chão. Neste trabalho foram pesquisados três artigos baseados no método TEACCH, dois artigos baseados no ABA, dois artigos baseados no PECS, um artigo baseado no Floortime e um artigo baseado no Son Rise. Por fim notou-se que as técnicas usadas nas pesquisas desses artigos foram satisfatórias, apresentando resultados positivos, porém é preciso avançar.
MEDEIROS, E. M. TRATAMENTO, INTERVENÇÃO E EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/913>. Acesso em: 22 nov. 2024