Autor(es): LETICIA MARIA ULSENHEIMER

Palavras-chave: Processo Ensino-aprendizagem, Deficiente Visual, Ensino Superior

Defendido/Publicado em: 2016-11-25

Orientador(a): Fabiana Fleury Curado

Curso: Psicologia


O presente trabalho discutiu a avaliação dos discentes deficientes visuais de uma Instituição de Ensino Superior em Palmas – TO das estratégias de apoio oferecidas ao processo ensino-aprendizagem e sua possível influência no processo de aprendizagem, oportunizando aos mesmos a possibilidade de dar sua opinião em relação ao tema referente a aspectos positivos ou negativos que poderiam ser melhorados. Diante disso utilizou-se, a princípio a pesquisa de campo com objetivo descritivo, qualitativa e procedimento metodológico de levantamento, com finalidade de atingir amostras relativamente pequenas, que trabalhou com opiniões, valores, atitudes e representações valorizando as variáveis encontradas a partir de questões muito particulares (MINAYO, 2000). Quanto à técnica utilizada no levantamento optou-se pela entrevista semiestruturada. Foram entrevistados os acadêmicos deficientes visuais vinculados ao núcleo de atendimento especializado aos discentes que concordaram em participar da pesquisa. Os participantes da pesquisa somam um total de quatro pessoas. Os dados obtidos durante a pesquisa foi descrita separadamente em concordância com os temas de cada pergunta. Os resultados foram descritos em três etapas representadas por: caracterização dos acadêmicos deficientes visuais com baixa visão; estratégias pedagógicas; ambiente de aprendizagem. A análise da pesquisa obteve resultados relevantes ao processo de ensino aprendizagem dos deficientes visuais, em que os relatos dos entrevistados foram possíveis de se perceber as potencialidades e fraquezas dentro do contexto acadêmico. Se verificou na pesquisa que alguns aspectos em relação à dificuldades são: identificação das salas , demasiada utilização de vídeos em aulas e data shows. Evidenciando assim que os profissionais atuantes na área de educação em consonância com psicologia e instituição devem não só orientar o aluno e encaminhar aos serviços de atendimento especializado aos discentes, mas também valorizar potencialidades consideradas pelos discentes, que são as Tecnologias Assistivas disponibilizados pela Instituição de Ensino Superior e o Núcleo de Atendimento Especializado aos Discentes, bem como propor novas pesquisas para que essa realidade seja cada vez melhorada, permitindo metodologias e técnicas aperfeiçoadas e serem difundidas no meio acadêmico.


Como citar

ULSENHEIMER, L. M. AS ESTRATÉGIAS DE APOIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARA ACADÊMICOS DEFICIENTES VISUAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/920>. Acesso em: 22 nov. 2024

Banca (avaliadores)

  • Fabiana Fleury Curado (Presidente)
  • Ana Beatriz Dupré Silva
  • Hudson Eygo Soares Mota

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