Autor(es): TATIANE DE ALMEIDA MACHADO
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Teste Gestáltico Visomotor de Bender, Indicadores Psicopatológicos
Defendido/Publicado em: 2016-11-29
Orientador(a): Nara Wanda Zamora Hernandez
Curso: Psicologia
O presente trabalho objetiva relacionar os indicadores psicopatológicos do Teste Gestáltico Visomotor de Bender para identificação de características compatíveis com o Transtorno do Espectro Autista em crianças. . O Transtorno do Espectro Autista tem por característica uma dificuldade grande e duradoura de interagir e se comunicar com seus semelhantes, possibilitando um leque restrito e repetitivo de interesses e atividades. Características específicas ao transtorno, como comportamentos e movimentos estereotipados, dificuldades em habilidades sociais podem se manifestar e, serem aferidos através aspectos encontrados na execução do Bender, como alteração do tamanho e da forma e ausência de junção das partes das figuras do teste. Através da análise bibliográfica, foram relacionados os temas Transtorno do Espectro Autista e Teste Gestáltico Visomotor de Bender para construção do acervo deste trabalho, onde foi possível obter evidencia de compatibilidade de características do Transtorno do Espectro Autista durante aplicação do teste nos itens, distorção de forma das figuras 1,7 e 8, integração na figura 4 e rotação na figura 7. Evidenciando assim, a importância desse estudo, como uma possibilidade somatória nos instrumentos avaliativos para ajudar no diagnóstico precoce do Transtorno em crianças.
MACHADO, T. A. INDICADORES PSICOPATOLÓGICOS DO TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER EM CRIANÇAS COMPATÍVEIS COM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/928>. Acesso em: 23 dez. 2024