Autor(es): JACKELAYNNE COELHO EUFRAZIO

Palavras-chave: Proatividade infantil, Estilos parentais, Análise do Comportamento. Habilidades Sociais

Defendido/Publicado em: 2016-12-08

Orientador(a): Ana Beatriz Dupré Silva

Curso: Psicologia


Embora haja uma tendência de associar comportamentos proativos às pessoas adultas, atualmente é possível observar uma crescente valorização de comportamentos proativos em crianças, nos mais diversos âmbitos. Diante do questionamento sobre quais variáveis possivelmente contribuem para a aquisição desse tipo de comportamento, e considerando a relação parental como contexto primário de aprendizagem, a pesquisa foi realizada abrangendo as variáveis disponíveis nesse contexto. Assim, o presente estudo teve por objetivo delinear os diferentes estilos parentais, e quais condições propiciam para o desenvolvimento de comportamentos proativos em crianças. Consiste em uma pesquisa de campo aplicada, de natureza qualitativa, o objetivo metodológico é descritivo e explicativo e a abordagem experimental utilizada foi o delineamento de sujeito único. A amostra abrange 3 crianças, 1 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, com idades entre 9 e 11 anos, e seus respectivos pais. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com os pais participantes e observações, norteadas por roteiros, das crianças e dos pais em situação que simule um ambiente de interação familiar. A análise dos dados obtidos foi feita com base na Análise do Comportamento, utilizando como ferramenta conceitual a análise funcional ou análise de contingências. Dessa maneira, o trabalho mostrou que as crianças participantes, com pais considerados autoritativos foram as que apresentaram mais variedades e frequência de comportamentos considerados proativos, levando a afirmar que os pais com estilo autoritativos dão mais condições para o desenvolvimento e instalação de comportamentos proativos dos filhos. A partir disso, emergiram reflexões sobre como efetivar a participação dos pais no processo de aprendizagem de comportamentos proativos dos filhos, sendo o Treino de Habilidades Sociais uma sugestão de intervenção.


Como citar

EUFRAZIO, J. C. RELAÇÃO ENTRE ESTILOS PARENTAIS E PROATIVIDADE INFANTIL: uma abordagem comportamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2016. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/931>. Acesso em: 22 jul. 2024

Banca (avaliadores)

  • Ana Beatriz Dupré Silva (Presidente)
  • Fabiana Fleury Curado
  • Iran Johnathan Silva Oliveira

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