Autor(es): ALINE FRANCISCA PEREIRA
Palavras-chave: Avaliação Nutricional. Obesidade Infantil. Escolas Públicas
Defendido/Publicado em: 2017-11-20
Orientador(a): Ionara Silva Chaves Dias
Curso: Educação Física - Bacharelado
Tendo em vista que a obesidade infantil na população brasileira é registrada como um fator de risco para o aumento precoce de doenças crônicas e psicológicas, decidimos discorrer sobre esse assunto.
O presente estudo avaliou 50 estudantes de duas instituições de ensino públicas, sendo uma escola de tempo parcial, Escola Municipal 23 de Outubro e uma escola de tempo integral, Escola de Tempo Integral Dionizio Bezerra da Silva. Utilizando como referência o Índice de Massa Corporal (IMC).
Na escola Municipal 23 de Outubro o grupo estudado é composto por 37 alunos, dos quais 15 alunos são do sexo masculino, representando 40,54% e 22 são do sexo feminino, importando em 59,46% dos estudantes.
Na Escola de Tempo Integral Dionizio Bezerra da Silva, foram 13 alunos, sendo quatro do sexo masculino, num percentual de 30,77% e nove são do sexo feminino, representando 69,23% do total de estudantes da instituição. Todos na faixa etária de 10 anos.
Apesar das crianças apresentam eutróficas o trabalho de prevenção da obesidade é muito importante nessa faixa etária. Considerando que ainda são poucos trabalhos que tratam dessa temática tão importante, acredita-se que este estudo possa servir como parâmetro para produção de novos estudos, contribuindo assim para fomentar conhecimento prático aprimorando assim as ações de saúde no ambiente escolar.
PEREIRA, A. F. PREVALÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL EM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL E PARCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física - Bacharelado). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins, 2017. Disponível em: <http://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/975>. Acesso em: 07 dez. 2025