Turma 2103 - Educação Inclusiva - 2016/2

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Curso:

Período: 1

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Competências

- Ter postura ética e política em sua atuação profissional considerando o aluno como um ser social e com percursos singulares no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
- Defender e promover a educação inclusiva como direito de todo cidadão, bem como enquanto oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para todos os envolvidos no processo educativo

Objetivos

Programa


1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
1.1  Conceito e Histórico da Educação Especial
1.2  Políticas e diretrizes, tendências e desafios da educação especial e da educação Inclusiva

2. ÁREAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
2.1. Conceituação, características, causas, prevenção e ação pedagógica em relação às seguintes necessidades especiais:
2.1 Deficiências;
2.2 Transtornos globais do desenvolvimento;
2.3 Altas habilidades

3. ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
3.1  A prática da educação inclusiva na escola e outros espaços educativos: princípios, currículo, metodologia e avaliação.
3.2   A participação da família
3.3   Equipe multidisciplinar: sua atuação.
3.4  Construção de uma comunidade inclusiva: desafios e perspectivas.

Metodologia

As aulas da Educação Inclusiva serão organizadas e desenvolvidas de maneira interdisciplinar com a turma de Psicologia. Para efetivação dessa proposta serão trabalhadas diversas estratégias metodológicas, na perspectiva de problematizar os conteúdos e instigar a participação dos acadêmicos e a construção dos conhecimentos propostos, como por exemplo: aulas expositivas e dialogadas, seminários, trabalhos individuais e em grupos, estudos de caso, análise de vídeos e filmes educativos relacionados aos assuntos em estudo, painel integrado, depoimentos de convidados, mesa redonda com psicólogos e especialistas em Educação Especial.
Com o objetivo de proporcionar a relação entre teoria e prática, oportunizando a vivência dos assuntos estudados, e a interdisciplinaridade entre a turma de Educação Inclusiva e com a turma de Psicologia serão realizadas as seguintes atividades no decorrer do semestre:
1.Metade da turma planejará a realização de uma visita com intervenções pedagógicas na APAE, em Palmas, que acontecerá em data a definir na semana de 26 a 30 de setembro;
2. A outra metade da turma planejará a realização de uma visita com intervenções pedagógicas no Abrigo João XXIII, em Porto Nacional – TO, no qual são atendidos idosos, com data a definir na semana de 17 a 21 de outubro;
3. Em duplas, os acadêmicos farão o diagnóstico, o planejamento e a realização de intervenções pedagógicas junto a um aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem ou outro tipo de necessidade educativa especial.
Além das estratégias descritas, serão realizadas duas Webatividades, disponibilizadas no Conecta, propiciando aos acadêmicos a reflexão e o aprofundamento sobre conhecimentos trabalhados na disciplina, a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.

Avaliação

Considerando que a avaliação se constitui em um processo contínuo, sistemático e cumulativo das aprendizagens construídas no decorrer do semestre, a avaliação será diagnóstica, contínua e formativa, contemplando o conjunto das atividades realizadas. Os critérios de avaliação privilegiarão a qualidade da produção do conhecimento, a reflexão, a postura ética, o envolvimento e o comprometimento dos acadêmicos com a prática da leitura, a discussão em grupo e a produção escrita com coesão e coerência textual, argumentação e criticidade. Segue a descrição do processo avaliativo em cada período letivo.
Composição do Grau 1 (G1):

- Atividade avaliativa sobre a educação inclusiva, referente às abordagens das aulas de quinta-feira (valor: 1,0).
- Atendimento educacional especializado junto a um aluno especial ou com dificuldades de aprendizagem: 1ª Parte – Diagnóstico e Plano de Ação (atividade em duplas). (Entrega até 01.09.16.) (valor: 1,5).
- Plano de Ação da intervenção pedagógica a ser realizada na APAE e no Abrigo João XXIII (atividade em grupos). (Entrega até 06.09.16.) (valor: 1,5)
- Prova com conteúdos das aulas de quinta-feira (Data: 15.09.16). (valor: 6,0)


Composição do Grau 2 (G2):
- Atividade avaliativa sobre a educação inclusiva, referente às abordagens das aulas de quinta-feira. (valor: 1,0)
- Atendimento educacional especializado junto a um aluno especial ou com dificuldades de aprendizagem: 2ª Parte – Relatório teoricamente fundamentado do Plano de Ação realizado no decorrer do semestre (atividade em duplas). (Entrega até 08.11.16.) (valor: 1,5)
- Relatório teoricamente fundamentado da intervenção pedagógica realizada na APAE e no Abrigo João XXIII (atividade em grupos). (Entrega até 17.11.16.) (valor: 1,5)
- Prova com conteúdos das aulas de quinta-feira (Data: 24.11.16). (valor: 6,0)

Bibliografia

Básica

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração de pessoas com deficiência : contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo : Memnon, 1997. 235 p.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil : história e políticas públicas / Marcos José Silveira Mazzotta. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 208 p.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de Saberes, imaginários e representações na educação especial : a problemática ética da diferença e da exclusão social / Ivanilde Apoluceno de Oliveira. Petrópolis : Vozes, 2004. 239 p.


Complementar

BRASIL. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial. Brasília: MEC, 1995.
GAIO, Roberta, MENEGHETTI, Rosa G. Krob.Caminhos pedagógicos da educação especial / [org] GAIO, Roberta 2. ed. Petrópolis : Vozes, 2004. 229 p.
JOSÉ, Elisabete da Assunção. Problemas de aprendizagem. 12.ed. São Paulo: Ática, 2001.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
STAINBACK, Susan. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: ARTMED. 1999.

Material Digital

Brasil Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial. Brasília: MEC. 1995.
Link: http://portal.mec.gov.br
Declaração de Salamanca. Disponível< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/ salamanca.pdf> acessado em 23 jul/2016.
Filme: A história de Ron Clark.
Link: http://www.youtube.com/results?search_query= 20hist%C3%B3ria%20de%20Ron%20Clark&sm=3
Filme: Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
Link - http://www.youtube.com/results?search_query= filme+%2C+Como+ Estrelas+na+ Terra+-+Toda+Crian%C3%A7a+%C3%A9+Especial


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