Turma 2107 - Estágio Curricular Supervisionado em Biologia II - 2016/2

Imprimir

Curso:

Período: 5

Professor(es): Mênfis Bernardes Alves

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Revisão de conteúdos programáticos na Escola de Ensino Médio. Análise crítica de metodologias de ensino que preconizem o conhecimento científico, tendo como objeto o trabalho pedagógico em Biologia no Ensino Médio.

Competências

- Ter capacidade de atuar na gestão do ensino, como mediador do processo de produção e ressignificação do conhecimento;
- Coordenar a ação pedagógica, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo biológico.
- Compreender o papel social de educador e ter capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- Levantar hipóteses, fazer conjecturas e elaborar estratégias para resolver as situações-problema que possam advir do quotidiano escolar e prática docente.
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem continuada e aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias;

Objetivos

Programa

1.O Currículo do Ensino de Biologia no ensino Médio.
2.Reflexão sobre a importância da Biologia no Ensino Médio.
3.Estudo dos conteúdos mínimos de Biologia no Ensino Médio.
4.O perfil do Professor de Biologia.
5.Análise de episódios de ensino na sala de aula de Ensino Médio.
6.Meios auxiliares para o ensino de Biologia.
7. Orientação, planejamento e apresentação de aulas teóricas e práticas.
8. Elaboração e utilização de material pedagógico e didático.
9. Plano de Aula.
10. Avaliações

Metodologia

? Anotações referentes às observações, elaborar e entrevistar a equipe diretiva e adolescentes da escola. (Trabalho em grupo Nota 02).
? Tabulação das observações e discussão sobre os resultados da entrevista. (Trabalho Individual Nota 03).
? Confecção de artigo científico sobre as observações realizadas nas escolas campo. (Trabalho em grupo Nota 04).
? Leitura, preparação e apresentação e discussão dos textos propostos. (Trabalho em Individual Nota 05).
? Preparação, apresentação e avaliação de mini-aula sobre temas pré-definidos. (Trabalho em grupo Nota 06).
? Produção de materiais didáticos auxiliares para aulas de Biologia. (Trabalho em grupo Nota 07).
? Preparação e apresentação de oficina pedagógica. (Trabalho em grupo Nota 08).
? Elaboração de relatórios diários sobre as discussões realizadas em classe. (Trabalho em Individual Nota 09).
? Confecção de portfólio segundo normas pré-definidas. (Trabalho em Individual Nota 10).

Avaliação

As disciplinas de Estágios Curriculares Supervisionado em Biologia apresentam avaliação sistemática, contínua com instrumentos diversificados, cabe ao professor da disciplina divulgar e avaliar os acadêmicos matriculados.

- Sugerem-se os critérios abaixo para os ECSB II:   
a) Seguir as Orientações do Manual de Estágio do Curso de Ciências Biológicas do CEULP/ULBRA.
b) Observações no Ensino Médio (ECSB II) nas escolas indicadas pela Coordenação dos Estágios.
c) Elaborar e entrevistar equipe diretiva das Escolas Campo.
d) Confecção de artigo científico.
e) Leitura, preparação e apresentação e discussão dos textos propostos.
f) Preparação, apresentação e avaliação de mini-aulas.
g) Produção de materiais didáticos auxiliares para aulas nas escolas campo.
h) Preparação e apresentação de oficina pedagógica.
i) Elaboração de relatórios diários sobre as discussões realizadas em classe.
j) Confecção de portifólio.
k) Auto-avaliação.

Bibliografia

Básica

RATHS, Louis E.. Ensinar a pensar:. 2. ed.. São Paulo: EPU. 1977.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: ARTMED. 1998
KRASILCHIK, Myriam. Pratica de ensino de biologia. 3. ed.. São Paulo: Harbra. 1996.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: ARTMED. 2002.

Complementar

LINHARES, Célia Frazão [et al.]. Ensinar e aprender : sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2002. 189 p.
FAZENDA (ORG), Ivani Catarina Arantes. Um desafio para a didática: experiências, vivências, pesquisas. São Paulo: Loyola, 1991.
RAYS, Oswaldo Alonso [coord]. Leituras para repensar a prática educativa. Porto Alegre: Sagra. 1990.
SANT'ANNA, Ilza Martins. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Loyola, 1989.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000