Turma 7108 - Fundamentos da Ação Pedagógica II - 2016/2

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Curso:

Período: 2

Professor(es): Adriana Ziemer Gallert, MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Fundamentos da Educação nas Áreas de aquisição do conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem humanos, inclusão e exclusão sociais.

Competências

- Ter postura ética e política em sua atuação profissional considerando o aluno como um ser social e com percursos singulares no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
- Defender e promover a educação inclusiva como direito de todo cidadão, bem como enquanto oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento para todos os envolvidos no processo educativo.

Objetivos

Programa

1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1.1  A importância da Psicologia da Educação na formação do professor.
1.2  A ciência da Psicologia: conceito, visão histórica e abordagens teóricas.
1.3  Abordagens Paradigmáticas da relação entre as teorias do conhecimento e a educação: Empirismo, Apriorismo, Interacionismo e Sociointeracionismo.

2. APRENDIZAGEM
2.1  Contribuições da Psicologia da Educação para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva de teorias científicas sobre a aprendizagem humana:
2.2  A perspectiva histórico-cultural e o desenvolvimento das funções psicológicas (Vigotsky);
2.3   O desenvolvimento cognitivo (Piaget);
2.4   A aprendizagem centrada na pessoa (Rogers);
2.5   A aprendizagem significativa (Ausubel);
2.6   A aprendizagem na perspectiva da Psicanálise (Freud)
2.7   A teoria comportamentalista (Skinner)

3. CICLO VITAL
3.1  Infância: desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor, moral e sociocultural.
3.2  Adolescência e juventude: mudanças físicas, psicológicas e a construção da identidade.
3.3  Vida Adulta e Envelhecimento: os diferentes papeis na constituição do sujeito na contemporaneidade; mudanças nas funções vitais.

4. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
4.1  Conceito e Histórico da Educação Especial
4.2  Políticas e diretrizes, tendências e desafios da educação especial e da educação Inclusiva

5. ÁREAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
5.1. Conceituação, características, causas, prevenção e ação pedagógica em relação às seguintes necessidades especiais:
5.1.1. Altas habilidades
5.1.2. Condutas típicas
5.1.3. Deficiência: Mental, visual, auditiva, física, múltipla

6. ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
6.1  A prática da educação inclusiva na escola e outros espaços educativos: princípios, currículo, metodologia e avaliação.
6.2   Equipe multidisciplinar: sua atuação.
6.3  A participação da família.
6.4  Construção de uma comunidade inclusiva: desafios e perspectivas.

Metodologia

As aulas serão organizadas e desenvolvidas em dois blocos: os conteúdos de Psicologia da Educação serão trabalhados nas aulas de terça-feira e a parte de Educação Inclusiva será trabalhada na quinta-feira. Para efetivação dessa proposta serão trabalhadas diversas estratégias metodológicas, na perspectiva de problematizar os conteúdos e instigar a participação dos acadêmicos e a construção dos conhecimentos propostos, como por exemplo: aulas expositivas e dialogadas, seminários, trabalhos individuais e em grupos, estudos de caso, análise de vídeos e filmes educativos relacionados aos assuntos em estudo, painel integrado, depoimentos de convidados, mesa redonda com psicólogos e especialistas em Educação Especial.
Com o objetivo de proporcionar a relação entre teoria e prática, oportunizando a vivência dos assuntos estudados, serão realizadas as seguintes atividades no decorrer do semestre:
1. Metade da turma planejará a realização de uma visita com intervenções pedagógicas na APAE, em Palmas, que acontecerá em data a definir na semana de 26 a 30 de setembro;
2. A outra metade da turma planejará a realização de uma visita com intervenções pedagógicas no Abrigo João XXIII, em Porto Nacional – TO, no qual são atendidos idosos, com data a definir na semana de 17 a 21 de outubro;
3. Em duplas, os acadêmicos farão o diagnóstico, o planejamento e a realização de intervenções pedagógicas junto a um aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem ou outro tipo de necessidade educativa especial.
Além das estratégias descritas, serão realizadas duas Webatividades, disponibilizadas no Conecta, propiciando aos acadêmicos a reflexão e o aprofundamento sobre conhecimentos trabalhados na disciplina, a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.

Avaliação

Considerando que a avaliação se constitui em um processo contínuo, sistemático e cumulativo das aprendizagens construídas no decorrer do semestre, a avaliação será diagnóstica, contínua e formativa, contemplando o conjunto das atividades realizadas. Os critérios de avaliação privilegiarão a qualidade da produção do conhecimento, a reflexão, a postura ética, o envolvimento e o comprometimento dos acadêmicos com a prática da leitura, a discussão em grupo e a produção escrita com coesão e coerência textual, argumentação e criticidade. Segue a descrição do processo avaliativo em cada período letivo.

Composição do Grau 1 (G1):
- Atividade avaliativa sobre as teorias da aprendizagem, referente às abordagens das aulas de terça-feira (valor: 0,5).
- Atividade avaliativa sobre a educação inclusiva, referente às abordagens das aulas de quinta-feira (valor: 0,5).
- Atendimento educacional especializado junto a um aluno especial ou com dificuldades de aprendizagem: 1ª Parte – Diagnóstico e Plano de Ação (atividade em duplas). (Entrega até 01.09.16.) (valor: 1,5).
- Plano de Ação da intervenção pedagógica a ser realizada na APAE e no Abrigo João XXIII (atividade em grupos). (Entrega até 06.09.16.) (valor: 1,5)
- Prova com conteúdos das aulas de terça-feira (Data: 13.09.16). (valor: 3,0)
- Prova com conteúdos das aulas de quinta-feira (Data: 15.09.16). (valor: 3,0)


Composição do Grau 2 (G2):
- Atividade avaliativa sobre as teorias do desenvolvimento, referente às abordagens das aulas de terça-feira. (valor: 0,5)
- Atividade avaliativa sobre a educação inclusiva, referente às abordagens das aulas de quinta-feira. (valor: 0,5)
- Atendimento educacional especializado junto a um aluno especial ou com dificuldades de aprendizagem: 2ª Parte – Relatório teoricamente fundamentado do Plano de Ação realizado no decorrer do semestre (atividade em duplas). (Entrega até 08.11.16.) (valor: 1,5)
- Relatório teoricamente fundamentado da intervenção pedagógica realizada na APAE e no Abrigo João XXIII (atividade em grupos). (Entrega até 17.11.16.) (valor: 1,5)
- Prova com conteúdos das aulas de terça-feira (Data: 22.11.16). (valor: 3,0)
- Prova com conteúdos das aulas de quinta-feira (Data: 24.11.16). (valor: 3,0)

Bibliografia

Básica

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
FONTANA, D. Psicologia para Professores. São Paulo: Summus, 2005.
MOREIRA, Marco A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

Complementar

BEE, Helen. Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
STAINBACK, Susan. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: ARTMED. 1999.
JOSÉ, Elisabete da Assunção. Problemas de aprendizagem. 12.ed. São Paulo: Ática, 2001.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
BRASIL. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial. Brasília: MEC, 1995.

Material Digital

Brasil Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial. Brasília: MEC. 1995.
Link: http://portal.mec.gov.br
Declaração de Salamanca. Disponível< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/ salamanca.pdf> acessado em 23 jul/2016.
Filme: A história de Ron Clark.
Link: http://www.youtube.com/results?search_query= 20hist%C3%B3ria%20de%20Ron%20Clark&sm=3
Filme: Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
Link - http://www.youtube.com/results?search_query= filme+%2C+Como+ Estrelas+na+ Terra+-+Toda+Crian%C3%A7a+%C3%A9+Especial

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